Microsoft retoma discussões com Yahoo!, mas para acordo em publicidade

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Pouco mais de um mês após ter retirado a oferta de US$ 47,5 bilhões que havia feito para a compra do Yahoo!, a Microsoft anunciou neste domingo (18/5) ter retomado as conversações com o site de buscas, desta vez com uma proposta mais restrita: a colaboração entre as duas empresas na área de publicidade na internet. A Microsoft não descartou, contudo, a possibilidade de, com o passar do tempo, vir a fazer uma nova oferta de aquisição da empresa de internet, segundo informou uma fonte próxima à empresa ao jornal americano New York Times.

A retomada das conversações é vista por muitos analistas como mostra do receio da Microsoft de que o Yahoo! feche um acordo de colaboração na área de publicidade on-line com o líder do mercado e seu arqui-rival nesse mercado, o Google. Ao mesmo tempo, a empresa tenta capitalizar sobre o momento de turbulência no qual atravessa o Yahoo, que enfrentando uma batalha com o investidor e acionista Carl Icahn, que lançou uma "proxy fight" (disputa de votos) na semana passada para substituir diretores do board da companhia, para que seja aprovada a oferta da Microsoft.

Icahn teve uma participação significativa na abertura das conversações ao exercer forte pressão sobre a empresa para reabrir negociações com a Microsoft, segundo a mesma fonte. Em maio, o investidor comprou 10 milhões de ações do Yahoo! e fez opções para a compra de mais 49 milhões.

Embora tenha dito em comunicado que não se propõe a fazer uma nova oferta para adquirir a totalidade do Yahoo! neste momento, a Microsoft disse, contudo, que se reserva o direito de reconsiderar essa alternativa em razão da evolução futura e de discussões com os acionistas do Yahoo ou da Microsoft ou com terceiros.

O Yahoo! também emitiu um comunicado no qual diz ter "confirmado com a Microsoft que desta vez ela não está interessada em tentar a compra de todo o Yahoo!", mas que continua aberta a buscar qualquer transação que atenda aos interesses dos acionistas da empresa de Internet. ?O conselho do Yahoo! analisará as alternativas, incluindo qualquer proposta da Microsoft", afirma o comunicado.

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