A Intel revelou nesta terça-feira, 19, os detalhes da nova versão do chip Atom e da Moblin 2.0, novo sistema operacional baseado em Linux, ambos voltados para dispositivos móveis equipados com o processador, segundo informações do The Wall Street Journal.
O Pinewood, o codinome do novo Atom, está previsto para ser lançado no último trimestre deste ano. Ele será o primeiro processador da Intel a combinar um microchip com circuitos gráficos e com controles de memória, que antes eram vendidos separados num chipset. Com isso, os netbooks – laptops ultracompactos de baixo custo – poderão ser equipados com apenas um chip e não mais com três, como os modelos anteriores. Isso tornará os minilaptops ainda mais baratos e reduzirá o seu consumo de energia, segundo a Intel.
A empresa também colocou à disposição em seu site a versão beta do novo sistema operacional Moblin 2.0. O sistema foi projetado para simplificar o uso das mídias digitais e aumentar o uso social da internet, conforme salientou o vice-presidente de software e serviços da Intel, Doug Fisher. Ele declarou que o software pode ser adaptado de acordo com a necessidade de cada fabricante.
Fisher disse ao jornal americano que tudo estará concluído até meados deste ano, para que no fim do ano os produtos já possam ser vendidos.
- Segredo revelado