A fabricante de smartphones Palm anunciou nesta terça-feira, 19, que o seu tão aguardo Palm Pre será finalmente lançado no dia 6 de junho nos Estados Unidos. O smartphone é a esperança da empresa para tentar recuperar as vendas, hoje em queda livre, e, por conseguinte, a participação perdida nesse mercado.
De acordo com o jornal americano The New York Times, o Palm Pre vai competir com o iPhone, da Apple, e com o BlackBerry, da Research in Motion (RIM).
Para a venda do aparelho, a Palm firmou um acordo de exclusividade com a operadora de telefonia móvel Sprint Nextel, o qual deverá ser mantido até o fim deste ano. A operadora espera que o Pre também ajude a recuperar parte dos clientes perdidos nos EUA.
O novo celular custará US$ 199,99, por um contrato de dois anos com a operadora, preço compatível com o aparelho da Apple, que é vendido pela AT&T. O jornal americano especula, porém, que a empresa de Steven Jobs anunciará em breve uma versão mais barata do iPhone.
De acordo com o analista Lawrence Harris, da CL King Associates, alguns investidores podem se desapontar com o preço e com a demora para lançar o Pre. Ele acredita que seria melhor se o novo aparelho da Palm ficasse um bom tempo no mercado sem que houvesse a concorrência de um novo iPhone.
- Anúncio estratégico