A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, anunciou nesta quarta-feira, 19, que chegou a um acordo com as fabricantes de chips de memória sobre a formação de cartel. As multas somam 331 milhões de euros, o que, segundo o órgão regulador, significa uma redução de 10% na sanção prevista anteriormente pelo órgão regulador.
Segundo comunicado do órgão europeu, a norte-americana Micron, por ter sido a autora da denúncia em 2004, foi isenta de multa, enquanto Samsung, NEC, Infineon e Hynix, as únicas a não admitirem terem feito reuniões para fixação dos preços dos produtos, tiveram as maiores sanções. A Samsung terá de pagar 145,7 milhões de euros, a NEC, contando o período em que fabricava os chips e o período em que separou a unidade, pagará 12,3 milhões de euros, e a Hynix e a Infineon, 51,4 milhões de euros e 56,7 milhões de euros, respectivamente.
O acordo, o primeiro na história da Comissão em um caso de formação de cartel, foi fechado para adiantar o fim do processo. Segundo comunicado do órgão europeu, o episódio será importante para as próximas resoluções envolvendo fixação de preços e práticas anticompetitivas por fabricantes de tecnologia.
- Cartel