A Nottus, empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, tem se utilizado da tecnologia avançada e serviços de inteligência para oferecer produtos meteorológicos personalizados. A estratégia é orientada por Data Driven – ou seja, dados – no desenvolvimento de projetos de análise climática para empresas de diferentes setores. Houve investimento na mais avançada tecnologia do segmento, com foco em aprendizado de máquina, inteligência artificial, big data e técnicas estatísticas, aliadas à experiência de seus especialistas, profissionais com ampla vivência no mercado.
Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus, explica que é essencial ter ferramentas e profissionais que possam aliar agilidade e qualidade no tratamento das informações, garantindo às empresas análises meteorológicas que identifiquem gatilhos, prevejam tendências e influenciem nas tomadas de decisões.
"Em diferentes setores, a meteorologia é uma importante aliada estratégica das empresas para que possam prever tendências. Conseguimos contribuir, por exemplo, para que uma empresa de vestuário preveja com antecedência qual o tecido mais indicado para suas roupas de acordo com a temperatura prevista para o próximo inverno. Com uma quantidade cada vez maior de dados disponíveis e as ferramentas adequadas, isso é possível", afirma o executivo.
Na prática, com o uso da tecnologia aplicada, os boletins e relatórios de consultoria meteorológica consolidam referências dos principais modelos de previsão meteorológica, como os americanos Global Ensemble Forecast System (GEFS), Global Forecast System (GFS) e Climate Forecast System (CFS) e o modelo europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), além de dados detalhados de monitoramento meteorológico disponibilizados por diferentes instituições brasileiras.
As informações são processadas pelo time de inteligência em ciência de dados da Nottus e apresentadas de maneira acessível e objetiva para empresas e instituições de diferentes setores. As companhias que assinam o serviço da consultoria recebem as informações regularmente, com a análise e a interpretação sobre possíveis impactos das questões meteorológicas e climáticas em suas atividades de modo personalizado, sejam voltadas ao agronegócio, energia, varejo, alimentos e bebidas, seguros e outros.
A partir das análises, é possível contribuir com informações precisas referentes a eventos climáticos e suas possíveis consequências, como o monitoramento dos focos de queimada na Amazônia, possibilidade de desastres naturais decorrentes de grandes volumes de chuva ou previsão de períodos de seca.
"Trabalhamos para que nossos clientes possam focar unicamente em seus negócios e tenham a análise da meteorologia como uma ferramenta de suporte estratégico, que contribua para direcionar as ações da empresa", conta Guilherme Martins, meteorologista da Nottus responsável pela área de computação científica.