Termina nesta quarta-feira, 20/6, o prazo para entidades públicas e privadas que mantêm incubadoras de empresas em operação entregarem propostas para a obtenção de apoio técnico e financeiro. Esse apoio é referente ao edital (chamada 01/2007) que foi lançado no início de junho pela parceria entre o Sebrae e a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
A entrega das propostas deve ser feita à unidade estadual do Sebra até esta quarta. Essas propostas devem ser apresentadas em disquete e/ou CD e em uma via impressa devidamente rubricada e assinada pela entidade proponente.
As propostas devem versar sobre a prestação de serviços de atendimento empresarial, por parte da incubadora, fora do ambiente de incubação. "A idéia é que as incubadoras ampliem o atendimento, prestando também serviço de informação, capacitação e consultoria para micro e pequenas empresas", ressalta o gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional, Paulo Alvim.
O edital disponibiliza R$ 5,4 milhões para as incubadoras. Entre outras condições, podem concorrer a esse apoio as incubadoras associadas à Anprotec, que tenham no mínimo quatro anos de operação e pelo menos dez empresas incubadas.
A seleção será realizada em duas etapas. A primeira é um processo de qualificação no qual, a partir das propostas apresentadas, serão selecionadas cerca de 60 incubadoras. Estas participarão de uma capacitação e deverão apresentar também uma proposta de trabalho.
Depois dessas etapas, até 30 incubadoras serão contempladas com o apoio financeiro e técnico. Cerca de 50% destas incubadoras deverão ter sede nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. O resultado final será divulgado no dia 20 de setembro.