Gerenciar infra-estrutura vai além da redução de custos

0

Gerenciar o TCO (Custo Total de Propriedade, em português) vai além da mera redução de custos. É necessário conhecer o valor total da TI e promover sua interação com os negócios da empresa. Essa a avaliação é do diretor da TGT Consult, Pedro Bicudo.

Segundo o executivo, a gestão deve considerar as novas tecnologias que trazem retorno rápido quando bem implantadas, mas também ficar atenta à durabilidade dos componentes. "Um equipamento que antigamente durava 10 anos, hoje dura apenas três, por ficar obsoleto, e precisa de reposição. Com a redução do ciclo de vida e o aumento dos gastos com manutenção, os custos de TI tornam-se cada vez maiores", explica o consultor.

Ainda de acordo com a consultoria, o equilíbrio entre custo, desempenho e maturidade é importante porque a área de TI é cada vez mais exigida no sentido de fazer mais gastando menos. A saída, afirma a TGT, é fazer com que a infra-estrutura acompanhe a adoção da inovação e seja orientada pelas áreas de negócios. Um exemplo é a SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), que permite a troca dinâmica de serviços ou equipamentos respondendo às exigências financeira da companhia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.