Pessoas próximas ao Yahoo confirmaram que mais três executivos seniores ? Qi Lu, Brad Garlinghouse e Vish Makhijani ? deixaram a companhia nesta quinta-feira (19/6). Todos eram responsáveis por áreas criticas de negócios da empresa. .
Qi Lu era vice-presidente do grupo de tecnologias de buscas e publicidade on-line. Ele supervisionou os esforços de engenharia da companhia para o desenvolvimento do mecanismo e da tecnologia de buscas de anúncios virtuais do site de relacionamento.
Já Garlinghouse era vice-presidente sênior de comunicações e comunidades, e respondia por produtos vitais da companhia como o Yahoo Mail. Makhijani era vice-presidente sênior do grupo de buscas e deixou o Yahoo para assumir o cargo de CEO da empresa russa Yandex, líder no mercado daquele país em mecanismos de buscas.
Os três se juntaram a uma série de outros diretores que deixaram o Yahoo desde que a empresa anunciou que as conversações com a Microsoft tinham sido encerradas e que havia assinado um acordo com o rival Google, há uma semana.
Há poucos dias, Jeff Weiner, vice-presidente executivo da divisão de rede do Yahoo, anunciou que estava deixando de dividir seu tempo entre a companhia e as suas duas firmas de capital de risco. Usama Fayyad, vice-presidente executivo e diretor da área de dados, também disse que estava saindo.
Além disso, na semana passada, Jeremy Zawodny, que ajudou a criar a área de desenvolvimento de rede e teve um papel de destaque no apoio ao uso de softwares abertos no Yahoo, também anunciou que estava deixando a empresa. Nesta quinta-feira ele anunciou que está indo para o site americano de anúncios classificados grátis Craigslist. No início desta semana, Caterina Fake e Stewart Butterfield, mulher e marido que fundaram o Flickr, site de compartilhamento de fotos vendido para o Yahoo em 2005, também disseram que deixaram a empresa.
A divisão que mais deve sofrer com a saída dos executivos é a de rede, que responde pela quase totalidade dos serviços do portal, pois, além de seu líder, perdeu dois de seus quatro vices-presidentes.
De acordo com as pessoas próximas à companhia, ouvidas pela versão on-line do jornal americano New York Times, o súbito êxodo desses executivos indica que o Yahoo deve anunciar uma grande reorganização, talvez já na próxima semana. Embora não se tenha um esboço claro das mudanças organizacionais, especula-se que Hilary Schneider, vice-presidente executiva de parcerias globais, deve assumir maiores responsabilidades na companhia.
Um executivo sênior, que concordou em falar sob condição de anonimato, disse uma reorganização é a pior coisa que poderia acontecer no momento. ?Em um momento de total instabilidade, a última coisa que você quer fazer é deixar as pessoas nervosas em relação a manutenção de seus postos de trabalho." O executivo disse que também considera a possibilidade de deixar a empresa.