Os rumores sobre a entrada da Microsoft no mercado de tablet para concorrer com a Apple finalmente se confirmaram. A empresa lançou, na última segunda-feira, 18, o Surface, que será vendido em duas versões, uma com processador Intel e Windows 8 Pro, e outra com processador ARM e Windows RT.
O primeiro modelo tem tela de 10,6 polegadas e 13,5 milímetros de espessura, além de porta USB 3.0. Ele será vendido em duas versões: uma de 64 GB de armazenamento e outra de 128 GB. Já o segundo, com Windows RT, tem 9,3 milímetros de espessura e é fornecido com memórias de 32 GB ou 64 GB. Esta versão inclui aplicativos do pacote para escritório Office. Há, ainda, uma outra versão, que pesa 903 gramas, tem 13,5 milímetros de espessura e capacidade de armazenamento de 64 GB ou 128 GB. Este modelo não inclui aplicativos do Office.
A Microsoft ainda não divulgou quando o tablet estará disponível para venda e quanto irá custar o produto. Segundo a assessoria da Microsoft, o lançamento será em conjunto com o Windows 8. O modelo com Windows 8 Pro estará disponível três meses depois nos Estados Unidos. Ainda não há previsão de quando o Surface começará a ser vendido no Brasil.