A ACI Worldwide lançou um estudo sobre smartphones, intitulado “The Global Rise of Smartphonatics: Driving Mobile Payment and Banking Adoption in the Americas, EMEA, and Asia”. A pesquisa foi desenvolvida pela companhia em parceria com o Aite Group e detalha o surgimento de um novo grupo chamado "Smartphonatics", definidos como consumidores que mudaram seu comportamento em relação às compras, finanças e pagamentos por conta da adoção dos smartphones.
O relatório fornece uma análise das preferências, pensamentos e ações deste novo grupo e como eles estão aumentando a demanda por pagamentos móveis e serviços bancários em todo o mundo e reforça a importância de se compreender o comportamento dos "Smartphonatics", principalmente para as instituições financeiras e varejistas que buscam antecipar preferências do cliente e ficar à frente da concorrência durante os próximos anos.
Com base nas respostas de 4.200 pessoas de 14 países e com uma análise específica do Brasil, a pesquisa apresenta os comportamentos dos "Smartphonatics" em relação aos consumidores comuns e identifica diferenças entre os grupos: enquanto 80% dos "Smartphonatics" utilizam seus dispositivos para operações bancárias móveis (mobile banking), apenas um terço dos não-"Smartphonatics" o fizeram. Da mesma forma, enquanto 70% dos "Smartphonatics" utilizaram pagamentos móveis, menos de um quarto dos outros consumidores o fizeram.
Entre os 14 países que fizeram parte do estudo, o Brasil ocupa a terceira posição do ranking, com 37% de brasileiros englobados neste novo grupo – os "Smarthphonics".
O relatório constata, também, que 24% dos participantes globais podem ser categorizados como "Smartphonatics" e que este grupo é mais comum na Índia e na China do que nos EUA e Europa. Eles também aparecem mais entre os jovens, com uma porcentagem maior entre a geração X e a Y. A forte ligação entre demografia e geografias também é discutida em detalhe na pesquisa.
O estudo completo está disponível para download em: www.aciworldwide.com/mobile