A Finnet anuncia a adequação da solução de cobrança, o Portal de Boletos, atendendo as mudanças obrigatórias na emissão de boletos, definidas oficialmente pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos). A empresa investiu mais de R$ 1 milhão desde a formatação da plataforma até a adequação às novas regras.
A primeira ação desta alteração entrou em vigor em 1º de junho de 2015, quando a rede bancária deixou de ofertar boletos sem registro. Os novos contratos de cobrança bancária serão feitos somente por meio de cobrança registrada, com CPF ou CNPJ do pagador. Para isso, a federação desenvolveu a Nova Plataforma de Boletos de Pagamento-Cobrança Registrada para modernizar o sistema, visando proporcionar mais segurança e agilidade a toda sociedade. Além disso, o consumidor que tiver um boleto vencido não precisará mais ir ao banco emissor quitar o débito, já que será possível pagá-lo, mesmo vencido, em qualquer agência bancária.
A Febraban já concluiu alguns procedimentos de implantação no ano passado, mas a previsão é que a nova plataforma seja liberada gradativamente e esteja em pleno funcionamento até o final de 2017. Desde então, a empresa se dedicou no desenvolvimento de uma solução que fizesse toda a gestão do fluxo de cobrança das empresas, com base nestas novas regras.
Esta ferramenta contribui para melhorar a gestão do fluxo de caixa das empresas. Para se ter ideia, há cases de clientes que tiveram até 16% de diminuição no número de inadimplência. Segundo dados da Serasa Experian, o Brasil começou 2016 com 59 milhões de pessoas com contas em atraso, registrando o maior nível desde o início de 2012. A solução também colabora para uma nova cultura, por meio da utilização de boleto eletrônico, contribuindo assim para a redução de custos com impressão das opções em papel. Como resultado, as instituições passam a oferecer mais praticidade aos clientes, além de aumentar de forma expressiva a produtividade e a otimização do tempo.
"Identificamos que o mercado estava carente de uma solução que proporcionasse à empresa ter o controle absoluto de todas as cobranças enviadas aos clientes, independente do banco emissor. Para suprir essa carência, criamos o Portal de Boletos com o objetivo de mudar a forma como o executivo gerencia o departamento de contas a receber da companhia, além de proporcionar mais segurança, economia com a impressão em papel e garantir o recebimento do boleto pelo pagador", explica o gerente do departamento comercial da Finnet, Danielle Raposo.
Mais de 30 empresas de diversos setores, como varejo, vestuário, construção civil, farmacêutico, beleza, comunicação e empresas do mercado bancário já utilizam a solução, potencializando em média mais de 20% dos custos e processos realizados no setor financeiro.