A Sumicity, operadora de telecomunicações com atuação no Rio de Janeiro, no Sul do Espírito Santo e Zona da Mata de Minas Gerais e oferta de serviços de Internet, TV HD por Assinatura 100% fibra ótica e Telefone Fixo, inaugura no dia 25 de junho seu complexo de operações na cidade de Carmo (RJ).
O projeto, que compreende quatro instalações — loja, call center, data center e centro de treinamento —, recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões e é peça-chave da estratégia de expansão da Sumicity, que almeja se firmar como a principal operadora regional do Sudeste brasileiro.
A meta da empresa é alcançar, até o ano 2022, 500 mil assinantes e, para cumprir esse objetivo, entendeu a necessidade de possuir uma estrutura que comportasse o crescimento da base de clientes e, ao mesmo tempo, ajudasse a oferecer o suporte técnico necessário e de qualidade aos usuários.
"Vivenciamos um momento de profissionalização e, para promover todas essas mudanças, tivemos um olhar de empatia para as necessidades dos nossos clientes. Tudo o que planejamos é customizado para o perfil de quem atendemos em nossa base", explica Fabio Abreu, CEO da Sumicity.
Hoje, a operadora está presente em 38 cidades e conta 150 mil clientes — o plano, segundo o executivo, é chegar a 200 mil até dezembro, ampliando os atuais 20% de market share para 28%. E o ritmo tende a acelerar cada vez mais. "A companhia fatura cerca de R$ 15 milhões por mês. Crescemos exponencialmente e, de janeiro até o momento, já atingimos 70%. Vamos chegar aos 500K até 2022, ou antes", detalha.
Um dos pilares da estratégia de expansão da Sumicity é o seu novo data center, que ajudará a empresa a manter a qualidade dos serviços prestados neste momento de crescimento, e sem impactar na operação.
Composto por 20 racks e as soluções mais modernas disponíveis no mercado, é o primeiro do gênero no Brasil que foi concebido utilizando os novos sistemas de confinamento da Panduit e de ar condicionado de precisão da Vertiv, lançados no segundo semestre de 2018.
"Um data center físico gera algumas preocupações, e seu crescimento deve ocorrer de forma sustentável, com o condicionamento da estrutura como um todo. E, como o Sumicity Play (produto de TV mobile) demanda toda uma estrutura confiável e de alta disponibilidade para que os nossos clientes possam assistir TV com qualidade e em qualquer lugar, precisávamos de um data center completo, de alta disponibilidade e com padrões internacionais. Nosso data center foi instalado, implantado e homologado com equipamentos e tecnologias utilizadas por grandes empresas do setor, como Microsoft, Oracle, Google, IBM, assim como também as operadoras de grande porte", destaca Abreu.
A empresa também apresentará no evento a nova loja e um novo call center de atendimento, que aumenta a resiliência e disponibilidade dos serviços de TV para os clientes. Ao todo, foram mais de R$ 1 milhão em investimentos. "O cliente interno também é primordial nas decisões da companhia. Investimos pesado em novos equipamentos e observamos com rigor todas as normas técnicas em nossas instalações, porque entendemos que dando um conforto maior aos nossos colaboradores, teremos como contrapartida um ambiente de trabalho positivo, que refletirá na qualidade do atendimento aos nossos assinantes", explica.
Além dessas instalações, a Sumicity também mostrará o seu moderno centro de treinamento, com capacidade para treinar 40 colaboradores próprios e de terceiros por semana e salas para avaliação teórica ao final de cada curso.
"Foram quase R$ 1 milhão investidos para montar uma rede externa de transmissão óptica e, em um laboratório, o acesso em uma casa com rede FTTH e, em outro, a um prédio, com rede FTTA. Os laboratórios têm perfis multifuncionais, possibilitando a simulação de situações reais durante os treinamentos, além de serem preparados para certificação e homologação dos materiais que serão implantados pela Sumicity, gerando diversos cenários para o teste de equipamentos", conta Fabio Abreu.