A Motorola divulgou nesta quarta-feira (19/7) o resultado financeiro referente ao segundo semestre de 2006, no qual registra mundialmente US$ 10,8 bilhões de vendas, cifra 29% maior que o segundo semestre de 2005.
No período também foi registrado um ganho por ação de 0,55 US$, frente aos US$ 0,37 do mesmo período do ano passado. Pelo vigésimo segundo trimestre consecutivo a empresa consegue ter um fluxo de caixa positivo, que neste trimestre foi de US$ 500 milhões.
O segmento de celulares teve vendas de US$ 7,14 bilhões, 46% a mais que o segundo trimestre do ano passado. Os ganhos operacionais do segmento pularam para US$ 799 milhões, frente ao mesmo período de 2005. Foram produzidos no segundo trimestre 51,9 milhões de aparelhos, 53% a mais comparando com o mesmo período do ano passado e 12,4% a mais que o primeiro trimestre de 2006.
Tal crescimento deu à Motorola uma participação estimada de 22% do mercado mundial, 4,3 pontos percentuais a mais que o mesmo período de 2005 e 1,3 pontos comparando com o primeiro trimestre deste ano.
O segmento de redes e corporativo teve vendas de US$ 2,9 bilhões, 3% a mais que o segundo semestre do ano passado e 15% comparando com o primeiro trimestre de 2006. Os ganhos operacionais, entretanto, caíram para US$ 386 milhões comparando com os US$ 494 milhões do mesmo período do ano passado. Mas a empresa informa em comunicado que os ganhos operacionais vêm em uma trajetória ascendente, já que no primeiro trimestre de 2006 foi de US$ 299 milhões.
O segmento de soluções para casa conectada, em que a empresa fornece infra-estrutura e o set-top box para as operadoras de TV por assinatura, reportou vendas de US$ 803 milhões, 8% mais que o mesmo período do ano passado e 10% superior que o primeiro semestre deste ano.