A Tata Consultancy Services (TCS), braço de tecnologia da informação do grupo Tata, acaba de anunciar o resultado do primeiro trimestre fiscal de 2006-2007, que compreende 1º de abril a 30 de junho, o qual revela um desempenho bastante superior ao obtido no mesmo período do exercício 2005-2006.
A empresa obteve faturamento de US$ 900 milhões, o que representa um crescimento de 42,28%, comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. A TCS também elevou seus lucros em 33,28% se comparado ao mesmo período de 2005, chegando a US$ 187 milhões. Analisando os resultados com base no trimestre fiscal anterior (de 1º de janeiro a 31 de março), o faturamento teve acréscimo de 11,31%, enquanto o lucro foi 8,39% maior.
No período, a companhia conquistou 62 novos clientes e contratou 7.095 funcionários, chegando ao quadro total de 71.190 colaboradores, de 53 nacionalidades. Quase 20% da mão-de-obra internacional (não-indianos) estão no Brasil, que já emprega mil colaboradores e é uma das operações que mais cresce fora da matriz.
?Até o fim do ano devemos contratar pelo menos mais 500 pessoas?, adianta Sérgio Rodrigues, presidente da Tata Consultancy Services Brasil. Segundo o executivo, para suprir a demanda por profissionais qualificados, a empresa está formatando um plano de parcerias com instituições de ensino, visando à formação de mão-de-obra que possa ser absorvida na operação.
Atualmente, a TCS opera em 14 países da América Latina e mantém sete centros de desenvolvimento na região, sendo três no Brasil (Brasília, Campinas e São Paulo). O resultado financeiro refere-se à atuação global da companhia, que está presente em 34 países.