Decreto favorece faculdades de TI em Porto Alegre

0

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Municipal de Educação e do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), realizou na última sexta-feira, 16, a assinatura do decreto de Regulamentação que propõe redução de imposto para Faculdades Privadas com cursos de Tecnologia, em troca de bolsas de estudo para estudantes carentes.
A cerimônia contou com a presença do prefeito, José Fortunati, da secretária Municipal de Educação, Cleci Jurach, e do coordenador Geral do Inovapoa, Newton Braga Rosa, além de representantes de entidades representativas do setor, como o presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional RS (Assespro-RS), Márcio Luis Miorelli.
Para o presidente da entidade, a concretização do projeto elaborado pela Inovapoa é mais uma conquista para o município e também para o setor de TI, já que oportunizará a formação no segment, de pessoas sem condições financeiras para cursar a graduação. "Ficamos satisfeitos em presenciar a consolidação de idéia tão boa, que além de ajudar pessoas mais necessitadas, com menores chances de estudo, a se formarem, ainda vai gerar mais profissionais para um dos mercados de maior atuação do país", ressalta.
O Decreto
De autoria dos vereadores Newton Braga Rosa e João Carlos Nedel, o Decreto de Regulamentação da LC 633, de 29 de dezembro de 2009, foi criado com o objetivo de dar oportunidade de estudo em nível superior para jovens de baixa renda. De acordo com a proposta, o município reduzirá a alíquota de ISSQN para as Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas de 5% para 2%. Em contrapartida, as instituições que aderirem ao programa alocam 4% de suas matriculas em bolsas integrais e/ou parciais a estudantes carentes. Aproximadamente 3.300 bolsas devem ser concedidas ao ano, através de duas dezenas de IES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.