Fabricantes de smarpthones criticam comparações de Steve Jobs

0

As justificativas apresentadas por Steve Jobs, CEO da Apple, para os problemas de recepção da antena do iPhone 4, numa coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 16, irritaram os principais fabricantes do setor. Depois de Jobs dizer que todos os smartphones do mercado têm problemas de recepção, Nokia, High Tech Computer (HTC), Motorola e Research In Motion (RIM) afirmaram que a fala foi uma forma de culpar os concorrentes pelas mesmas falhas apresentadas pela Apple.
Na coletiva, Jobs exibiu um vídeo em que testava a recepção de diversos smartphones dependendo da forma como eram segurados, mostrando que o sinal enfraquece quando um dedo é apoiado sobre o lugar da antena. Em resposta, a RIM declarou que "a tentativa da Apple de nos arrastar para os problemas causados por ela mesma é inaceitável". As declarações de Jobs sobre o BlackBerry, um dos aparelhos mostrados no vídeo, foram consideradas "tentativas deliberadas de distorcer a opinião pública sobre os problemas da antena do iPhone 4".
A Nokia declarou que a qualidade de suas antenas é uma prioridade há décadas, e que "investe milhares de horas dos funcionários" em pesquisas do comportamento das pessoas e de como elas falam, ouvem música e navegam na internet com celulares. A fabricante, entretanto, apontou que de maneira geral a recepção pode ser afetada de acordo com a forma do manuseio dos celulares, mas ponderou que por este motivo investe em pesquisas para evitar que estes problemas ocorram.
Um pouco mais ponderada, a HTC declarou que "problemas de recepção de sinal não são comuns entre smarptphones. Aparentemente, a Apple não deu às operadoras tempo suficiente para testar [o iPhone 4]".
A Motorola, no entanto, criticou duramente a decisão de Steve Jobs de colocar a antena do lado de fora do aparelho para torná-lo mais fino. "É senso comum na indústria de celulares que antenas externas causam problemas.Em um mercado em que todos têm que lidar com diferentes maneiras de manuseio de celulares, é ingênuo afirmar que todos os aparelhos funcionam da mesma forma."
Imagem
Os problemas de recepção de sinal da antena do iPhone 4 começa a afetar a imagem do aparelho no mercado. Um estudo realizado pela consultoria IDC, mostrou que 66% dos donos de iPhone desistiram ou atrasaram a decisão de comprar um iPhone 4 por conta dos recentes problemas apresentados com a antena do aparelho. Dos entrevistados que ainda não possuem um iPhone, 26% desistiram ou atrasaram a decisão de comprar o aparelho, enquanto 74% disseram que os problemas não afetaram suas decisões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.