As justificativas apresentadas por Steve Jobs, CEO da Apple, para os problemas de recepção da antena do iPhone 4, numa coletiva de imprensa realizada na sexta-feira, 16, irritaram os principais fabricantes do setor. Depois de Jobs dizer que todos os smartphones do mercado têm problemas de recepção, Nokia, High Tech Computer (HTC), Motorola e Research In Motion (RIM) afirmaram que a fala foi uma forma de culpar os concorrentes pelas mesmas falhas apresentadas pela Apple.
Na coletiva, Jobs exibiu um vídeo em que testava a recepção de diversos smartphones dependendo da forma como eram segurados, mostrando que o sinal enfraquece quando um dedo é apoiado sobre o lugar da antena. Em resposta, a RIM declarou que "a tentativa da Apple de nos arrastar para os problemas causados por ela mesma é inaceitável". As declarações de Jobs sobre o BlackBerry, um dos aparelhos mostrados no vídeo, foram consideradas "tentativas deliberadas de distorcer a opinião pública sobre os problemas da antena do iPhone 4".
A Nokia declarou que a qualidade de suas antenas é uma prioridade há décadas, e que "investe milhares de horas dos funcionários" em pesquisas do comportamento das pessoas e de como elas falam, ouvem música e navegam na internet com celulares. A fabricante, entretanto, apontou que de maneira geral a recepção pode ser afetada de acordo com a forma do manuseio dos celulares, mas ponderou que por este motivo investe em pesquisas para evitar que estes problemas ocorram.
Um pouco mais ponderada, a HTC declarou que "problemas de recepção de sinal não são comuns entre smarptphones. Aparentemente, a Apple não deu às operadoras tempo suficiente para testar [o iPhone 4]".
A Motorola, no entanto, criticou duramente a decisão de Steve Jobs de colocar a antena do lado de fora do aparelho para torná-lo mais fino. "É senso comum na indústria de celulares que antenas externas causam problemas.Em um mercado em que todos têm que lidar com diferentes maneiras de manuseio de celulares, é ingênuo afirmar que todos os aparelhos funcionam da mesma forma."
Imagem
Os problemas de recepção de sinal da antena do iPhone 4 começa a afetar a imagem do aparelho no mercado. Um estudo realizado pela consultoria IDC, mostrou que 66% dos donos de iPhone desistiram ou atrasaram a decisão de comprar um iPhone 4 por conta dos recentes problemas apresentados com a antena do aparelho. Dos entrevistados que ainda não possuem um iPhone, 26% desistiram ou atrasaram a decisão de comprar o aparelho, enquanto 74% disseram que os problemas não afetaram suas decisões.
- Handsets