Inaugurado em 1938, o Hospital São Luiz conta atualmente mais de 800 leitos e possui 11 mil médicos credenciados. Foi considerado, em 2009, o melhor hospital privado do Brasil pelo prêmio Top Hospitalar, pela terceira vez consecutiva. Mas mesmo sendo uma referência no setor de saúde, a administração da rede encontrava dificuldade para elaborar o orçamento e consolidar os resultados das três unidades da rede, instaladas em São Paulo, nos bairros Itaimbibi, Morumbi e Anália Franco.
Segundo Marcos Pilão, gerente de custos e orçamento do hospital, o problema foi resolvido com a implantação de um sistema para planejamento e acompanhamento orçamentário. A solução Clarify Mirax, desenvolvido pela Fagus Consultoria, foi a escolhida. "O sistema consolidou as informações das nossas três unidades beneficiando muito a organização dos nossos dados e, consequentemente, as atividades diárias do Hospital".
A solução permitiu o alinhamento do orçamento aos objetivos estratégicos da empresa. "Essa é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores, não possuir um planejamento estratégico, que oriente os rumos da empresa. Isso é muito prejudicial. É preciso ter um plano bem claro, objetivo e detalhado, antes de realizar qualquer ação ou investimento, seja de tempo ou dinheiro", explica Sidney Shiroma, diretor executivo da consultoria.
Segundo ele, o sistema propicia aos acionistas e executivos da empresa a possibilidade de prever, simular e antecipar decisões futuras; obter o melhor resultado das oportunidades previstas; minimizar as consequências desfavoráveis; quantificar os impactos econômico-financeiros das mudanças; analisar e direcionar os investimentos; simular o resultado das fusões e aquisições; prever o aporte de capital e financiamentos; analisar a rentabilidade, qualidade e desempenho; simular reestruturações e redução de custos; e identificar os riscos do negócio.
Além disso, o modelo aproveita as planilhas eletrônicas existentes na empresa, para agilizar o processo de elaboração do orçamento, reduzir o esforço para a consolidação das informações, e como conseqüência, o custo total do processo.
De acordo com Shiroma, o projeto do hospital São Luiz levou três meses para ser implantado e teve investimento composto por dois componentes: o licenciamento do sistema de acordo com a quantidade de usuários; e serviços de implantação (quantidade de horas) que foi definido de acordo com o escopo de cada cliente. Este investimento varia em média de R$ 3 mil por mês de licenciamento do sistema e R$ 30 mil em serviços de implantação".
- Gestão Hospitalar