O mercado de tablet PCs e e-readers registrará demanda acentuada nos próximos anos, representando grande oportunidade em potencial para fabricantes e desenvolvedores. Estudo realizado pelo Boston Consulting Group (BCG) com quase 13 mil consumidores em 14 países, incluindo China, Índia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, revelou que 49% de todos os entrevistados planejam adquirir um e-reader ou tablet em até três anos.
Além disso, a pesquisa apontou que 28% dos respondentes pretendem comprar um dos dispositivos dentro de um ano. Se esse movimento de fato ocorrer, avaliou o relatório, os e-readers e tablets terão se estabelecido como produtos de intenso consumo, da mesma forma que televisores, computadores pessoais e celulares, como BlackBerry e iPhone. "Eles podem até mesmo trazer novas esperanças para a indústria editorial, que luta para gerar resultados com conteúdo on-line", observou o BCG.
"A pesquisa sugere que os e-readers e tablets não são apenas produtos de nicho para fãs de tecnologia, mas podem vir a ser os MP3 players desta década. As vovós logo estarão carregando os seus", disse John Rose, líder global da divisão de Mídia do BCG.
Os consumidores, claramente, querem fazer muito mais do que ler com esses dispositivos, e segundo a pesquisa, 66% dos entrevistados gostariam de adquirir um dispositivo multifuncional, enquanto 24% preferem um dispositivo de função específica, como é o caso do Kindle. O levantamento descobriu ainda que mais de 90% dos interessados em comprar um e-reader nos próximos três anos usariam o dispositivo para ler livros eletrônicos, e mais de 80% usariam para ler versões on-line de revistas e jornais.
- Expansão acentuada