O sistema operacional iOS, da Apple, foi a plataforma de publicidade para dispositivos móveis com maior eCPM médio no segundo trimestre (custo efetivo por mil impressões) – métrica utilizada para comparar a receita obtida em diferentes canais e soluções de publicidade. É o que aponta relatório da Opera Software sobre publicidade móvel, que traz dados do setor baseados em uma rede global de mais de 35 bilhões de impressões em anúncios.
De acordo com o levantamento, o eCPM do iOS foi de US$ 2,85, seguido pelo Android a US$ 2,10. Em último lugar está o Windows Phone, com eCPM de apenas US$ 0,20. O resultado indica que os dispositivos com melhor usabilidade – ou seja, tamanho de tela maior, sensível ao toque – e com características que permitem maior interação entre o anúncio e a funcionalidade do dispositivo têm maior potencial de monetização do que os dispositivos com menos recursos.
O relatório ainda indica que os Estados Unidos e o Canadá geraram a maioria dos pedidos de anúncios no período, com 73% do total global. Os EUA também foram considerados o país com maior eCPM, de US$ 1,98.
Em termos de categorias, a de negócios e finanças foi responsável pela maior receita por impressão (30,84%), seguida por games (13,88%), aponta o relatório.