A SAP Brasil anuncia os resultados consolidados do segundo trimestre de 2018. São 30 meses tendo cloud como o grande destaque. Neste último período, o crescimento foi de dois dígitos em relação ao anterior. A solução de gestão de capital humano (HCM) também puxou o crescimento com resultados na casa dos três dígitos.
Comprovando a tendência de busca pelo conceito de Empresas Inteligentes, que traz eficiência operacional como forma de superar os desafios de aumento da competitividade e de um cenário macroeconômico em constante alteração, a solução de gestão de fornecedores, a SAP Ariba, voltada aos departamentos de compras, teve crescimento de três dígitos no período. No comparativo dos semestres 2017/2018, entre os segmentos de melhor performance estão Healthcare e Telecom.
Outro destaque, segundo a empresa, foi a ampliação do número de grandes organizações que optaram por ganhar mais produtividade com soluções de otimização de gestão. Uma delas é a Castrolanda. A cooperativa agroindústria com 900 membros e 3.000 funcionários, uma das maiores produtoras de leite, feijão, carne e batata do País, recorreu à SAP Cloud Platform e ao ERP SAP S/4HANA para centralizar sua governança de informações, distribuída em vários sistemas. A cooperativa quer melhorar a eficiência e velocidade em áreas como finanças, orçamento, planejamento de vendas e produção, controle de estoque e logística. O objetivo da cooperativa é reduzir o custo operacional e aumentar sua participação no mercado doméstico e internacional.
Entre as grandes empresas que elegeram a plataforma SAP HANA no semestre está a brasileira BRF, uma das maiores do setor alimentício do mundo, com vendas superiores a 4 milhões de toneladas/ano. A companhia, que tem mais de 30 marcas comercializadas em mais de 150 países e 100 mil funcionários distribuídos por 50 fábricas, precisava centralizar sua governança de informações, integrando dados SAP e não-SAP espalhados em vários sistemas ao redor do mundo para garantir a obtenção de dados corretos na tomada de decisões, melhorar o desenvolvimento e o tempo de comercialização. A opção para garantir uma coleta e integração de dados de todos os sistemas de origem da BRF de forma confiável e unificada, reduzindo a dispersão e eliminando silos foi implementar a plataforma SAP HANA.
Vale destacar ainda que o Brasil manteve crescimento de dois dígitos em Business One, solução voltada para os pequenos e médios negócios.
Na América Latina, as vendas em conjunto das soluções em nuvem e on premise tiveram um incremento de dois dígitos no trimestre. O destaque ficou por conta do segmento e cloud que mostrou crescimento em todos os países da região. As indústrias regionais que mais cresceram foram saúde e telecomunicações, ambas com dois dígitos de crescimento. Retail também teve uma importante ampliação de adoção de soluções em cloud.
Soluções de Gestão do Capital Humano também foram destaque na região, com clientes como a Telecom, empresa com 28 anos de operação na Argentina e mais de 26 mil empregados; a Sello Rojo, companhia mexicana produtora e comercializadora de leite e derivados; e a Colombina, empresa de alimentos colombiana que exporta seus produtos para mais de 70 países.
No mundo, esta mesma tendência se mantém: houve crescimento de 24% nas novas adoções em cloud, o que atingiu €421 milhões. A receita com assinaturas e suporte em cloud 30%, sobre o mesmo período do ano passado, ultrapassando €1.21 bilhões (IFRS), 40% a mais (non-IFRS em moeda constante).