A Tyson Foods, uma das maiores empresas de alimento do mundo, adotou a solução da OSIsoft de Internet das Coisas (IoT) para monitorar os dados de uma de suas fábricas de salsichas. Já no piloto, os resultados superaram o que era esperado.
Com este primeiro teste, a empresa conseguiu produzir um resultado de negócios cinco vezes maior do que o retorno sobre o investimento, com uma grande economia para a empresa e uma abertura para que a mesma aplicação seja instalada em outras fábricas.
A proposta desse piloto era que a empresa passasse a reunir dados que vão apoiar as suas decisões futuras.
A companhia informa que alcançou melhorias de 0,5% na produção de embutidos, quando apenas 0,1% já teria pago o investimento. Esse número representa mais de 50 mil toneladas de embutidos.
Antes disso, era comum que a empresa colocasse mais carne em uma salsicha e um pouco menos na outra (o que pode gerar um grande problema de controle de qualidade).
Com o IoT conectando as máquinas, agora fica fácil saber onde acontecem os erros e assim, minimiza-los. Isso significa menos desperdício e um melhor emprego dos recursos.
São mais de 2.500 dados analisados na fábrica da Tyson que recebeu o programa piloto, com o PI System da OSIsoft e um conjunto de tecnologias. Isso permitiu automatizar também processos que anteriormente eram manuais e liberar os empregados para realizarem atividades de maior impacto nos resultados da empresa.
A empresa identificou os motivos e tempo de inatividade nos processos de empacotamento de caixas, por exemplo, e mudou a situação com a capacitação dos colaboradores. Além disso, pôde estabelecer parâmetros de empacotamento na fábrica de salsichas, que reduziram o desperdício de produtos.
Ao ingressar na Indústria 4.0, a Tyson se posiciona como uma empresa inovadora e capas de sobreviver às transformações que ainda vão ocorrer nas próximas décadas.