A Abrasel anunciou uma série de iniciativas para apoiar as empresas no Rio Grande do Sul, que enfrentam uma crise sem precedentes agravada pelas recentes enchentes que devastaram a região. A entidade identificou cinco verticais para a sua atuação, com o fim de assegurar a capacidade das empresas de retomar suas atividades: montagem de times de apoio (local e nacional), cuidados com a saúde mental e física, iniciativas junto ao poder público, materiais de apoio e a solução UP – Análise de Necessidades e Plano de Melhoria para os Negócios.
"Nosso objetivo é proporcionar um suporte contínuo e eficiente para que os empreendedores possam superar esse momento desafiador. O trabalho deve ser constante por pelo menos dois anos. E não iremos restringir ao nosso setor", afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel. A primeira etapa, focada em reestabelecer os negócios, terá duração de 6 meses. Todas as iniciativas podem ser acessadas em retomadagaucha.com.br
O UP é uma solução inovadora desenvolvida pela Abrasel para proporcionar diagnósticos individualizados e soluções assertivas para cada empresário. Por meio de um questionário que retrata os impactos sofridos pelos negócios, gerando imediatamente um Plano de Retomada. Esse plano pode ser personalizado de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Uma equipe foi montada para receber as informações dos empreendedores, analisar usando Inteligência Artificial e, assim, buscar as soluções mais adequadas a cada caso.
Outro aspecto importante é o cuidado com a saúde mental e física dos empresários e seus funcionários. Para isso, a Abrasel firmou uma parceria com a plataforma Doctor8, que conta com uma comunidade de mais de 1.500 médicos voluntários dedicados ao Rio Grande do Sul. Por meio da telemedicina, esses profissionais oferecerão suporte psicológico e atendimento para doenças crônicas e outras condições de saúde, de forma gratuita.
Desde o início da parceria, foram realizados 4.926 atendimentos médicos e psicológicos pela plataforma, sendo que 45,4% das pessoas receberam atendimento psicológico. "Entre os atendimentos que realizamos, chama a atenção o grande número de pessoas fragilizadas emocionalmente e com estresse pós-traumático. Este é um problema que tende a ser prolongado e que exige atenção de todos", afirmou Dra. Rubia Arakaki de Oliveira, médica de família voluntária da Doctor8. A plataforma pode ser acessada no site www.doctor8.com.br/.
Um apoio adicional oferecido pela Abrasel aos empreendimentos gaúchos é o acesso gratuito às palestras ministradas no Fórum Bares&Restaurantes, realizado pela entidade em junho deste ano, durante a Semana de Alimentação Fora do Lar, em São Paulo. Na ocasião, líderes empresariais discutiram estratégias para alavancar um negócio, como a gestão financeira, gestão de pessoas e uso de tecnologias, além de terem abordado temas como a reforma tributária. O acesso gratuito ao conteúdo, exclusivo para empreendedores gaúchos, visa apoiar a retomada dos negócios de maneira eficiente, proporcionando conhecimentos indispensáveis na gestão dos empreendimentos.
Para garantir a eficiência das iniciativas e o suporte constante aos empreendedores, a Abrasel estabeleceu times nacionais e locais focados na execução das ações e no diálogo contínuo com os parceiros e empresários. Além disso, a Abrasel tem publicado e continuará a publicar materiais de apoio, como cartilhas de orientação sobre limpeza e recuperação após inundações, e compêndios de providências anunciadas pelo poder público e entidades, para auxiliar os empreendedores na busca por informações relevantes e práticas. A entidade também está aberta para acolher novos parceiros e iniciativas que contribuam com o movimento.
Paralelamente, a Abrasel está trabalhando junto aos governos estadual e federal para costurar medidas de apoio rápidas e efetivas, como o diferimento de impostos, financiamento, parcelamento e linhas de crédito, priorizando o apoio para pagamento de salários. "Essa iniciativa conta com o apoio de importantes parceiros, incluindo PicPay, Ambev, Pluxee e Doctor8. Nossa ideia é juntar forças com todas as empresas que têm a disposição de ajudar o empresariado a se reerguer no estado, garantindo assim os empregos e retomando o vigor econômico que sempre caracterizou o Rio Grande Sul, completa Solmucci.