Atualização em plataforma da CrowdStrike gera pane em diversos setores

0

Nesta sexta-feira, 19, uma atualização na plataforma Falcon da CrowdStrike, responsável pela proteção de endpoints, causou problemas no Windows, gerando um erro conhecido "Tela Azul da Morte", impedindo a utilização do sistema operacional. Com isso, companhias aéreas americanas, redes de televisão no Reino Unido, bancos no Brasil e o setor de telecomunicações na Austrália foram afetados.

"Como não é possível utilizar estações de trabalho e servidores Windows, todos os funcionários das empresas e servidores afetados ficam fora do ar, acarretando na indisponibilidade dos sistemas.", explica Kleber de Souza, Gerente de Segurança da Informação da CG One.

Em comunicado, a CrowdStrike disse que a pane não se trata de um ataque cibernético, e que o problema já foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. A empresa ainda pediu que os clientes certifiquem-se de que estão se comunicando com os representantes da empresa por meio de canais oficiais.

"Ontem, a CrowdStrike lançou uma atualização que começou a impactar os sistemas de TI globalmente. Estamos cientes desse problema e estamos trabalhando em estreita colaboração com a CrowdStrike e em todo o setor para fornecer aos clientes orientação técnica e suporte para colocar seus sistemas online com segurança.", disse

O que deve ser feito?

De acordo com Kleber, a solução de contorno que está sendo utilizada é a seguinte:
– Inicie o Windows no Modo de Segurança
– Vá até o diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike
– Renomeie ou apague o arquivo "C-00000291*.sys"
– Reinicie o computador

Segundo ele, é recomendável que atualizações feitas, principalmente em ambientes de alta criticidade, passem por um teste antes de sua distribuição sempre que for possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.