Nesta sexta-feira, 19, uma atualização na plataforma Falcon da CrowdStrike, responsável pela proteção de endpoints, causou problemas no Windows, gerando um erro conhecido "Tela Azul da Morte", impedindo a utilização do sistema operacional. Com isso, companhias aéreas americanas, redes de televisão no Reino Unido, bancos no Brasil e o setor de telecomunicações na Austrália foram afetados.
"Como não é possível utilizar estações de trabalho e servidores Windows, todos os funcionários das empresas e servidores afetados ficam fora do ar, acarretando na indisponibilidade dos sistemas.", explica Kleber de Souza, Gerente de Segurança da Informação da CG One.
Em comunicado, a CrowdStrike disse que a pane não se trata de um ataque cibernético, e que o problema já foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. A empresa ainda pediu que os clientes certifiquem-se de que estão se comunicando com os representantes da empresa por meio de canais oficiais.
"Ontem, a CrowdStrike lançou uma atualização que começou a impactar os sistemas de TI globalmente. Estamos cientes desse problema e estamos trabalhando em estreita colaboração com a CrowdStrike e em todo o setor para fornecer aos clientes orientação técnica e suporte para colocar seus sistemas online com segurança.", disse
O que deve ser feito?
De acordo com Kleber, a solução de contorno que está sendo utilizada é a seguinte:
– Inicie o Windows no Modo de Segurança
– Vá até o diretório C:\Windows\System32\drivers\CrowdStrike
– Renomeie ou apague o arquivo "C-00000291*.sys"
– Reinicie o computador
Segundo ele, é recomendável que atualizações feitas, principalmente em ambientes de alta criticidade, passem por um teste antes de sua distribuição sempre que for possível.