A Positivo Informática manteve também a liderança no último trimestre (encerrado em junho) no total de vendas de PCs desktops e notebooks no mercado brasileiro com 6,3% do total, conforme dados do instituto de pesquisas IDC. Segundo a empresa, essa porcentagem corresponde a 85.739 micros vendidos nesse período. No primeiro semestre de 2005 o total foi de 136.625 unidades, comercializadas no varejo (75,3%), 22,3% no setor público, 2,4% para o setor corporativo.
O ranking da IDC do segundo trimestre mostra a Dell em segundo lugar (4,2%), seguido da Lenovo (2,9%); HP 2,8%; Novadata 2,7%, Semp-Toshiba 2,6%; Itautec 1,9%; Procomp 1,8%; Amazon PC 0,5%. Isso revela uma expressiva participação do mercado cinza ou ilegal.
Se considerarmos só as vendas de desk top esses números mudam: Positivo, 6,6%; Dell 3,5%; Novadata 2,7%, Lenovo 2,6%; HP 2%; Itautec 1,9%; Procomp 1,8%; Semp-Toshiba 1,5%; AmazonPC 0,5% e CDI 0,4%.
As porcentagens de mercado de notebooks no segundo trimestre apresentam a Toshiba em primeiro lugar com 27% de participação; Dell e HP praticamente empatados com 21%; Lenovo 10%; Acer 5,1%; Itautec Philco 6%; Novadata 6%; Nec 3%, Positivo 2%.