Após quatro meses consecutivos de queda, o e-Flation, índice que mede a variação de preços dos produtos vendidos pela internet, registrou aumento de 1,29% no mês de agosto. De acordo com o indicador, elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Felisoni & Associados, divulgado nesta terça-feira, 19, os principais produtos que puxaram a alta foram perfumes e cosméticos, com 2,82%, eletroeletrônicos, com 2,62%, e brinquedos, com 2,53%.
Na seqüência aparecem as categorias CDs e DVDs, com 2,21%, linha branca, com 2,09%, eletroportáteis, com 1,43%, informática, com 0,95% e telefonia e celulares, com 0,13%.
Para o coordenador geral do Provar (Programa de Administração do Varejo), Cláudio Felisoni de Angelo, a elevação dos preços apurados no e-Flation é um reflexo da alta da inflação, do fim de períodos promocionais e do início subseqüente de datas comemorativas. "As variações dos valores praticados no comércio on-line foram impulsionadas pela recomposição de preços após as promoções de julho, seguidas do período de compras do Dia dos Pais e da elevação da taxa básica de juros", avalia.
Mas, mesmo com a alta, o e-commerce aponta deflação de 5,92% no acumulado do ano, assim como a queda registrada, em agosto, nos preços dos itens que compõem as categorias cine e fotos, com 3,96%, e livros, com 0,75%.
O e-Flation de agosto, avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência, acompanha as mudanças realizadas a partir de abril de 2008: a composição da cesta de produtos foi alterada com base nas vendas totais por categoria em 2007, apuradas pela e-bit, 71,2% dos itens vendidos na internet e avaliados pelo indicador.
A categoria produtos para casa foi substituída por eletroportáteis e foi criado o grupo cine e fotos. Todas as demais sofreram revisão e ampliação dos produtos que compõem suas cestas, com base nas listas de mercadorias mais vendidas nos sites preferidos pelos internautas.