Ferramenta de geolocalização do Facebook viola privacidade, diz ONG

0

Nem bem desembarcou no mercado, a ferramenta de geolocalização do Facebook para smartphones, batizada de Places, já vem recebendo críticas nos Estados Unidos. A ACLU, organização não-governamental americana de defesa dos direitos e liberdades civis, afirmou que o Places viola as leis de privacidade do país e quer que ele seja investigado por órgãos reguladores do setor.
Em comunicado, a ACLU diz que a nova ferramenta não permite aos usuários desligar a opção de "ser encontrado" por outros usuários do serviço nos lugares em que está. De acordo com a ONG, quando se clica no botão para não ser achado, aparece uma mensagem informando que o serviço está indisponível.
Outro problema encontrado pela ONG é a função "Here Now" (Aqui Agora, em tradução livre), que avisa à lista de amigos das pessoas onde elas estão em tempo real. Segundo o comunicado da ACLU, o Facebook tornou essa ferramenta muito fácil de ser usada, mas para desligar é preciso entrar nas configurações de privacidade de todo o perfil na rede social, numa forma de desencorajar os usuários a desabilitar o botão.
De acordo com o comunicado, o Facebook, "mais uma vez tratou a privacidade de seus usuários como problema secundário, tornando suas informações disponíveis para qualquer um". A ACLU dá a entender que os dados pessoais dos internautas são deixados abertos para todos numa estratégia de vender espaço publicitário baseado no comportamento e preferências de cada grupo de pessoas.
O Facebook Places foi lançado na quarta-feira, 18, numa coletiva de imprensa realizada nos Estados Unidos. O serviço ainda não foi lançado mundialmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.