O Ministério das Comunicações e o Ministério das Minas e Energia criaram um grupo de trabalho para estudar a viabilidade de construção e exploração conjunta de redes de telecomunicações entre Telebrás e Eletrobras.
O grupo será coordenado pelos secretários executivos de ambas as pastas e composto por mais dois membros (titular e suplente) de cada Ministério, da Eletrobras e da Telebrás. Os membros deverão ser indicados pelos seus respectivos órgãos em até 15 dias. Depois disso, o grupo terá mais 60 dias para apresentar um relatório com os estudos efetuados e propor as ações necessárias.
A criação do grupo de trabalho está relacionada com o compromisso do governo brasileiro em oferecer estrutura de comunicação robusta para as 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Além disso, segundo o ministro Paulo Bernardo, a presidenta Dilma Rousseff tem interesse em que Telebrás e Eletrobras tenham uma parceria mais profunda. A ideia é que a Telebrás seja a gestora das redes de telecomunicações que pertencem à Eletrobras, em vez de simplesmente alugá-las. A portaria que cria o grupo de trabalho foi publicada nesta sexta, 19, no Diário Oficial da União.
- Infraestrutura