A ONG Teto, dedicada a combater a pobreza em comunidades precárias na América Latina e Caribe, adotou o aplicativo móvel para vídeos e fotos Instagram como principal ferramenta para uma ação que visa dar visibilidade à situação de extrema pobreza em que vivem populações carentes.
Batizada de Invisigram, a ação conta com a participação voluntária de celebridades que, por um dia, vão doar seus perfis no Instagram para que moradores anônimos de comunidades carentes compartilhem imagens que retratam o seu dia a dia.
Nomes como Bruno Gagliasso, Cauê Moura, Cecília Lima, Cris Guerra, Deborah Secco, Edson Celulari, Fábio Porchat, Liliane Ferrari, Raphael Viana, Sabrina Sato e Thiaguinho participam do movimento, concebido pela agência Y&R.
Os coordenadores da ação dizem que o Invisigram irá "inverter a lógica" que leva as pessoas a não olhar para a pobreza em que vivem milhares de brasileiros e, em vez disso, preferir acompanhar a vida de celebridades.
"A adesão das celebridades dá endosso à causa, e o uso do Instagram de forma inovadora aumenta o potencial de alcance da ação", diz Felipe Cavalcante, um dos coordenadores da campanha institucional da ONG.
Veja video sobre a campanha.