Há exatos dez anos, quando o Google realizou suaoferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), os papéis da empresa foram negociados a US$ 85 a ação — na realidade, as ações foram oferecidas a US$ 100, mas nos primeiros segundos de abertura do pregão caíram para US$ 96 e encerram valendo US$ 85. Desde então, o preço das ações da empresa aumentaram cerca de 600%, com base no valor de fechamento desta terça-feira, 19, na Nasdaq, quando foram negociadas a US$ 586,86. Ou seja, quem investiu US$ 10 mil em papéis do Google, ao preço de US$ 85 do IPO, tem hoje cerca de US$ 70,8 mil.
Um relatório publicado pela consultoria para investidores Zacks mostra que o crescimento do Google ao longo desses dez anos, completados nesta terça-feira, foi realmente um feito incrível, considerando quão pequeno era o site de buscas naquela época. De acordo com o Wall Street Journal, em 19 de agosto de 2004, dia do IPO, a empresa tinha não mais que 2 mil funcionários, e não era muito mais do que uma ferramenta de buscas — com sua enciclopédia, dicionário, verificação ortográfica e outros recursos que hoje são muito normais em qualquer serviço de buscas.
O serviço de correio do Google, o Gmail, foi lançado somente em 2004, e os smartphones ainda não eram tão onipresentes capazes de torná-lo o gigante da internet que é hoje. É também surpreendente como o Google não parou de crescer, e como a empresa diversificou suas atividades para um número de segmentos diferentes ao longo dos anos. Naquele ano, a receita do Google foi de cerca de US$ 3,2 bilhões. Em seguida, ele lançou o Google Maps, em 2005, e a receita quase dobrou. Em 2006, a empresa adquiriu o site de compartilhamento de vídeos YouTube, e ultrapassou os US$ 10 bilhões de receita.
Hoje em dia, o valor de mercado do Google é de cerca de US$ 400 bilhões, atrás apenas da Apple e Exxon Mobil Corporation.