A Prefeitura de São Paulo acaba de publicar o decreto que cria o Programa Municipal de Transformação Digital da cidade de São Paulo, que visa facilitar a vida na cidade por meio da aproximação entre a gestão municipal e o cidadão paulistano, bem como diminuir as desigualdades por meio do uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão, principalmente das pessoas e regiões das cidades que mais precisam.
Segundo o coordenador de Gestão de TIC da Prefeitura de São Paulo, André Tomiatto, a prefeitura precisa atender às necessidades da população com qualidade. "As novas tecnologias e o crescente volume de dados produzidos pela massificação do uso da internet geraram a necessidade do governo trabalhar mais conectado às demandas da sociedade.
Para tanto, a SMIT já foi responsável pela publicação da Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, em 2017, e da Política de Atendimento ao Cidadão, em 2018. Ambas são importantes passos para a modernização da Administração Municipal, fomentando os processos de inovação, melhoria, ampliação e democratização do acesso da população aos serviços públicos municipais". Ele complementa: "Porém agora é necessário um olhar para o contexto da Transformação Digital do governo, focando nos pontos que as Políticas se integram e interagem". O coordenador então conclui: "Nesse sentido que surge o Programa de Transformação Digital da cidade de São Paulo, que versa sobre o processo de aprimoramento das capacidades internas, aliadas ao provimento de ferramentas e diretrizes que facilitam e atualizam a relação entre o governo municipal e o cidadão, fortalecendo a relação de confiança entre as partes a partir do uso de tecnologia e inovação".
O Programa de Transformação Digital da Prefeitura de São Paulo é baseado em um conjunto de diretrizes relacionadas à prestação de serviços digitais, à interoperabilidade, e às plataformas de governo digital. O programa tem como principais diretrizes:
• Aproximação entre a gestão municipal e o cidadão, facilitando a vida na cidade;
• Uso da tecnologia e da inovação como habilitadoras da inclusão, principalmente das pessoas mais necessitadas, diminuindo as desigualdades;
• Busca da permanente melhoria dos processos e ferramentas de atendimento ao Cidadão;
• Aprimoramento das capacidades internas.
Após a assinatura do Decreto de hoje, a Secretaria de Inovação e Tecnologia concentrará seus esforços na construção da estratégia de Transformação Digital, que deverá ser publicada em até 180 dias, de modo a garantir a implementação do programa na Administração Pública Municipal Direta e Indireta, envolvendo todo o governo.
InspiraSAMPA
O InspiraSAMPA é uma parceria da Prodam com a Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT) e o Conecta. HUB. SP. Trata-se de um centro de excelência em tecnologia e inovação com base nos pilares ESG (environmental, social, and corporate governance). Estará localizado na Rua Líbero Badaró, 425, 6°andar — Centro Histórico.
O objetivo é criar um ecossistema harmonioso, que promova a inovação em tecnologia da informação para a cidade de São Paulo, integrando iniciativas e soluções com a participação do poder público, grandes empresas de tecnologia, universidades e demais entidades interessadas.
A iniciativa, também, visa gerar novas tecnologias, monitorando tendências e oportunidades de mercado e criar soluções que envolvam projetos de ESG, como ações contra desigualdade social, preservação do meio ambiente, segurança da informação e transparência.
O InspiraSAMPA vai criar grupos de trabalho com residentes, serão seis startups. Serão também seis etapas de trabalho: submeter solicitação de residência, avaliação da proposta, alinhamento do modelo de negócio, desenvolvimento do produto, testes e avaliação do produto na Prefeitura Municipal de São Paulo e ao final o grupo estará preparado para atuar.
A atuação do InspiraSAMPA para as Secretarias está focada em analisar problemas e avaliar os produtos em desenvolvimento ou desenvolvidos, além de integrar startups, faculdades e parceiros, no apoio para validação do modelo de negócio e, com isso, o produto estará apto para ser lançado na Secretaria.
A criação de cultura de inovação no InspiraSAMPA também seguirá o roteiro de monitoria de temas de interesse, compreensão e verificação das referências, identificação de benefícios, produção de material (próprio ou parcerias), promover Webinars e MeetUps.
"O InspiraSampa será um centro de excelência em inovação e soluções tecnológicas. Em parceria com as big techs, as maiores empresas de tecnologia do mundo, iremos experimentar, testar e incorporar tecnologias de ponta, como o 5G, o IoT, inteligência artificial, análise de dados no desenvolvimento de soluções para São Paulo", explicou o CEO da Prodam, Johann Dantas.
Para finalizar o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós destacou a importância do Programa de Transformação Digital e do Inspira Sampa para a Gestão Pública e também para a comunidade: " Esse é um programa que irá facilitar adoção e implantação de ferramentais digitais, novas legislações que irão dar celeridade aos avanços de tecnologia e inovação tão necessários nos dias de hoje. A edição de leis que facilitam a aplicação de medidas tem sido uma ação constante desse gestão. Respaldado por lei podemos avançar de fato em políticas públicas para a inclusão social por meio da tecnologia.
No tocante ao Hub vai ser importante para estreitar as relações com a iniciativa privada, os especialistas e o governo. Todos trabalhando juntos para fazer de São Paulo e para a população uma cidade cada vez mais moderna e com melhor qualidade de vida. A tecnologia tem essa função", finalizou Quirós.