A Siemens Business Services, divisão de tecnologia da informação, terceirização e integração de sistemas da Siemens no Brasil, distribuiu hoje, 19/9, comunicado afirmando que os cortes de postos de trabalho e de custos anunciados pela matriz da companhia, na Alemanha, não afetam as atividades no país.
A empresa pretende demitir 2,4 mil funcionários de suas divisões de serviços de TI nos próximos dois anos. A medida prevê redução de US$ 1,8 bilhão em custos.
?A operação no Brasil é rentável, principalmente devido ao bom desempenho em outsourcing de tecnologia da informação?, acrescenta a nota.
Essa é a segunda redução significativa nos negócios mundiais da Siemens esse ano. E em junho ela vendeu toda sua área de manufatura de celulares para a BenQ, de Taiwan, que terá permissão de uso da marca pelo período de cinco anos.
Segundo o mesmo comunicado, a Siemens Business Services prevê um crescimento de 20% do faturamento. A divisão também contratou cerca de 200 colaboradores, entre próprios e terceiros. No Brasil, a atuação está focada nos mercados de serviços financeiros, indústria, saúde, utilities e telecomunicações, tendo como clientes o Grupo Abril, Ford, Basf, Votorantin, Vallourec & Mannesmann, Porto Seguro, Grupo Intermédica, Fundação Cesp, TyssenKrupp, Gerdau e o próprio grupo Siemens, entre outras empresas.
A área de Logística e Distribuição Industrial, que desenvolve, projeta e fornece sistemas integrados para movimentação e armazenagem de materiais na cadeia de abastecimento (Supply Chain), passa a partir de 1º de janeiro de 2006 a ser uma nova empresa, a Dematic, que contará com 5 mil empregados no mundo. ?No Brasil, a reorganização mundial reflete a nova estratégia, contribuindo para a competitividade da empresa?, informa a empresa.
Haverá mudanças ainda nas divisões de Logística e Sistemas de Automação, Automação Postal e Logística Aeroportuária.