Os preços dos produtos vendidos pela internet registraram, em média, deflação de 0,46% em setembro. É o que constatou o índice e-Flation, indicador elaborado pela escola de negócios da Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a consultoria Canal Varejo, divulgado nesta quarta-feira (19/9).
As categorias que tiveram as maiores quedas foram a de eletroeletrônicos, com deflação de 2,27%, seguida por informática, que registrou recuo de 1,84%.
De acordo com o levantamento, as categorias que mais contribuíram para o resultado negativo, além de eletroeletrônicos e informática, foram automóveis (0,42%) e a telefonia (0,88%).
Mas o e-Flation também apontou inflação no mês de setembro. Foi o caso das categorias brinquedos (3,69%), viagens e turismo (3,25%), CDs e DVDs (3,06%), linha branca (1,97%), livros (1,29%), perfumaria (0,99%) e produtos para casa (0,74%).
Segundo o professor Claudio Felisoni de Angelo, coordenador geral do Provar/FIA, apesar de o índice geral registrar deflação, já era esperado um aumento do índice na categoria brinquedos em setembro, que tem datas importantes para o setor, como o Dia das Crianças e está próximo do Natal.
Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, compõem o que se chama de ?campeões de vendas". A aferição da inflação para automóveis nas vendas online é elaborada à parte, servindo como fonte de dados os sites das montadoras brasileiras.
A cesta é composta pelos modelos mais populares de cada uma destas empresas, uma vez que estes modelos são considerados os mais vendidos. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.