A IBM anunciou na quinta-feira, 18, a criação do IBM Center for Social Software com o propósito de reunir as mentes mais brilhantes da companhia para trabalhar com clientes, parceiros, estudantes universitários e professores na criação de uma indústria de incubadoras premier para pesquisa, desenvolvimento e teste de "softwares sociais". De acordo com a companhia, o IBM Center é um exemplo do "trabalho de amanhã", uma iniciativa que vai analisar as mudanças pelas quais o trabalho vem atravessando no mundo e antecipar tendências em tecnologia, negócios, sociedade e cultura.
O objetivo do IBM Center é criar um novo tipo de ambiente colaborativo para enfrentar algumas das mais duras questões sobre software social, identificar novos modelos de negócios, ajudar a descobrir a próxima geração de aplicações web 2.0 e determinar como e porquê as pessoas formam comunidades e as implicações que elas têm na nossa vida diária.
A Dow Jones e o negócio na área de saúde da Thomson Reuters são as primeiras empresas que pretendem participar do programa Center Corporate Residency. O objetivo do programa é tornar mais acessíveis os conhecimentos da IBM.
Depois de selecionadas, as empresas participantes podem enviar funcionários para o IBM Center para trabalhar com a equipe de pesquisadores da companhia em projetos sociais específicos de computação, análise de novas idéias e ajudar a resolver desafios-chave da colaboração dentro de suas organizações.
"A próxima geração de ferramentas web tem potencial para melhorar significativamente a nossa capacidade de compreender e comunicar o que está acontecendo aos pacientes no mundo real, por exemplo", disse William Marder, PhD e vice-presidente sênior de pesquisa no negócio de saúde da Thomson Reuters. "Custo e qualidade dos cuidados com saúde são questões complexas que podem se beneficiar com ferramentas de rede social que auxiliam os tomadores de decisão a formar um entendimento comum do que o 'sistema' está fazendo e como melhorá-la."
A IBM disse que também tem a intenção de colaborar com membros dos setores acadêmico, científico e comunidades de biotecnologia ao redor do mundo. IBM tem a intenção de compartilhar os resultados das pesquisas com universidades locais e a comunidade de TI sobre a utilização de sistemas de software social.
Pesquisadores da IBM de laboratórios de pesquisa de Cambridge, Massachusetts, Nova York, San Jose, Haifa, Israel, Tóquio e Pequim, bem como especialistas de toda a IBM, podem participar em um programa especial para trabalhar em projetos específicos. O IBM Center for Social Software está localizado em Cambridge.