O Facebook fechou um acordo multimilionário com a distribuidora de bebidas Diageo, que tem como objetivo explorar as oportunidades publicitárias da rede social. A empresa comprometeu mais de US$ 10 milhões de seu orçamento em anúncios no Facebook, em troca de ter em primeira mão acesso a novas funcionalidades e consultoria para suas campanhas sociais. A Diageo tem forte presença em mercados emergentes, inclusive no Brasil, onde divide o prédio de escritórios com recém-inaugurada sede da rede social.
A distribuidora de bebidas vem usando o Facebook para fazer anúncios e promoções há mais de um ano e afirma que algumas campanhas on-line aumentaram as vendas de algumas de suas marcas, como a vodca Smirnoff e o licor Baileys, em cerca de 20% nos Estados Unidos, segundo pesquisa da Nielsen. “Queremos algo completamente inovador que nos separe de nossos concorrentes”, afirmou a vice-presidente sênior de marketing da Diageo, Kathy Parker, ao Financial Times.
Hoje, a empresa possui 12,6 milhões de fãs no Facebook, que possui cerca de 750 milhões de usuários em todo o mundo. “O Facebook está trabalhando conosco para assegurar que não estamos apenas coletando fãs, estamos comprometendo ativamente defensores da nossa marca. Buscamos aumento no engajamento do usuário e alta nas vendas e participação de mercado”, completou Kathy. No ano passado, a Diageo aumentou o orçamento de marketing digital em 50%, e hoje o total gasto na mídia beira os 20%.
Ao lado da Diageo, marcas como a Procter & Gamble, American Express e Walmart fazem parte do grupo de grandes anunciantes na plataforma social. De acordo com a vice-presidente de soluções de marketing do Facebook, Carolyn Everson, embora a rede social esteja trabalhando com 97 dos cem maiores anunciantes mundiais, o site ainda tem muito a aprender sobre como atendê-los. Ela está confiante de que o acordo com a Diageo servirá de case para outras marcas.