Depois de adquirir no início deste mês a Apigee, plataforma de gerenciamento de APIs que abriu capital no ano passado, por US$ 625 milhões, o Google anunciou nesta segunda-feira, 19, a Api.ai, fornecedora de plataforma de interface conversacional com o usuário, com o propósito ajudar os desenvolvedores a construir e melhorar as interfaces de linguagem natural. Os termos financeiros do negócio não foram divulgados.
De acordo com o vice-presidente de engenharia do Google, Scott Huffman, "Api.ai tem um histórico comprovado de ajudar os desenvolvedores a projetar, construir e melhorar continuamente suas interfaces de conversação". "Mais de 60 mil desenvolvedores estão usando a Api.ai para construir experiências de conversação, para ambientes como Slack, Facebook Messenger e Kik", disse ao Seeking Alpha, site especializado no mercado financeiro.
O CEO da Api.ai, Ilya Gelfenbeyn, ressalta que desde o lançamento da empresa em 2014, houve uma adoção rápida da tecnologia de interfaces de conversação para chatbots [robôs de última geração que utilizam software de redes neurais para elaborar perguntas e respostas, bem mais complexas que seus antecessores], carros conectados, dispositivos domésticos inteligentes, aplicações móveis, wearables e muito mais. "Nossa visão tem sido a de tornar a tecnologia capaz de entender e falar a linguagem humana e ajudar os desenvolvedores a criar interfaces de conversação verdadeiramente inteligentes para os seus produtos e serviços."
A Api.ai foi fundada em 2010, embora tenha sido lançada somente em 2014, e conta mais de 20 milhões de usuários, segundo a empresa.