O campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, receberá apoio financeiro para implantar um Centro de Inovação (CI). A instituição passou na seleção pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), conquistando R$ 3.373.126,13 em recursos para levantar estrutura e comprar equipamentos.
O edital visa ao estímulo da cultura da inovação nas empresas, ofertando infraestrutura e serviços que apoiam o empreendedor desde a fase da ideia ao momento de escalar o mercado. Além disso, propõe-se ao desenvolvimento tecnológico, ao aumento da competitividade e ao fortalecimento do ecossistema de inovação, entre outros.
Segundo o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Rafael Pequito, as obras serão concluídas em 24 meses, a partir da assinatura de convênio entre universidade, Fundação de Apoio à UTFPR e Finep e após realização de processo licitatório.
Com dois pavimentos e 1.066,27 m², o novo bloco receberá R$ 2.488.449,64 para a construção. O local terá laboratórios de química, de prototipagem e de informática, cujos equipamentos serão adquiridos com verba do edital.
"Os empreendimentos incubados e pré-incubados na nossa incubadora serão mais bem atendidos e ampliaremos o público. Teremos espaços dedicados e laboratórios para desenvolvimento de produtos, com bolsistas de pós-graduação e de graduação atuando no suporte técnico. Queremos ser ponto de encontro de ideias e de empreendedores da cidade e da região para o surgimento de interações e de negócios", diz Pequito.
Para conquistar a aprovação, foi necessário cumprir uma série de requisitos, entre os quais, evidenciar parcerias com os poderes municipais e os setores empresarial e acadêmico, com demonstração de interesse comum para a implantação do centro.
Entre os parceiros estratégicos da instituição está o Sebrae/PR, que ajudou na proposição e preparação da universidade para participar da chamada pública, disponibilizando consultoria em editais de fomento.
"Para conquistar mais um ativo de inovação e ponto de apoio para o empreendedor, incentivamos várias instituições a participar e assessoramos a UTFPR, que abraçou a ideia, na escrita da proposta. A presença de um Centro de Inovação irá impactar diretamente a criação de startups, bem com as ações do ecossistema e do Sistema Regional de Inovação", comenta o consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser.