UTFPR é contemplada em edital da Finep e implantará Centro de Inovação em Campo Mourão

0

O campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Campo Mourão, no noroeste do Paraná, receberá apoio financeiro para implantar um Centro de Inovação (CI). A instituição passou na seleção pública da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com o Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), conquistando R$ 3.373.126,13 em recursos para levantar estrutura e comprar equipamentos.

O edital visa ao estímulo da cultura da inovação nas empresas, ofertando infraestrutura e serviços que apoiam o empreendedor desde a fase da ideia ao momento de escalar o mercado. Além disso, propõe-se ao desenvolvimento tecnológico, ao aumento da competitividade e ao fortalecimento do ecossistema de inovação, entre outros.

Segundo o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Rafael Pequito, as obras serão concluídas em 24 meses, a partir da assinatura de convênio entre universidade, Fundação de Apoio à UTFPR e Finep e após realização de processo licitatório.

Com dois pavimentos e 1.066,27 m², o novo bloco receberá R$ 2.488.449,64 para a construção. O local terá laboratórios de química, de prototipagem e de informática, cujos equipamentos serão adquiridos com verba do edital.

"Os empreendimentos incubados e pré-incubados na nossa incubadora serão mais bem atendidos e ampliaremos o público. Teremos espaços dedicados e laboratórios para desenvolvimento de produtos, com bolsistas de pós-graduação e de graduação atuando no suporte técnico. Queremos ser ponto de encontro de ideias e de empreendedores da cidade e da região para o surgimento de interações e de negócios", diz Pequito.

Para conquistar a aprovação, foi necessário cumprir uma série de requisitos, entre os quais, evidenciar parcerias com os poderes municipais e os setores empresarial e acadêmico, com demonstração de interesse comum para a implantação do centro.
Entre os parceiros estratégicos da instituição está o Sebrae/PR, que ajudou na proposição e preparação da universidade para participar da chamada pública, disponibilizando consultoria em editais de fomento.

"Para conquistar mais um ativo de inovação e ponto de apoio para o empreendedor, incentivamos várias instituições a participar e assessoramos a UTFPR, que abraçou a ideia, na escrita da proposta. A presença de um Centro de Inovação irá impactar diretamente a criação de startups, bem com as ações do ecossistema e do Sistema Regional de Inovação", comenta o consultor do Sebrae/PR, Sandro Nasser.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.