Vivo firma novos compromissos com Pacto Global da ONU Brasil

0

Participante do Pacto Global da ONU desde 2010, a Vivo avança em sua contribuição aos ODS e firma compromisso com cinco movimentos da Ambição 2030, liderada pela ONU Brasil para impulsionar ações de impacto pelas empresas em contribuição à sociedade. A companhia aderiu aos movimentos "Ambição Net Zero", "Elas Lideram", "Raça é Prioridade", "Mente em Foco" e "Salário Digno" considerados prioritários no atingimento das metas coletivas estabelecidas. A Vivo também passou a integrar o Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), que oferece recomendações ao planejamento estratégico do Pacto.

"Com a adesão, reiteramos nosso compromisso de avançar em iniciativas que contribuam de modo efetivo para as questões sociais e ambientais no Brasil. Queremos engajar nossa cadeia de valor nesta jornada e avançar juntos nos indicadores propostos pelos movimentos", afirma o VP de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Vivo, Renato Gasparetto. Líder de mercado no Brasil e primeira empresa do setor a aderir à Ambição 2030, a Vivo reconhece a urgência dos temas ESG e avança com metas para buscar a equidade de gênero, de raça e para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa.

Ambição Net Zero

Com metas ambientais desde o acordo de Paris, em 2015, a Vivo já reduziu em 76% suas emissões nos escopos 1 e 2 em contribuição à economia de baixo carbono. Neutra em carbono e com energia 100% renovável desde 2018, a Vivo compensa as emissões que ainda não pode evitar com créditos de projetos que prezam pela conservação da Amazônia e promovem o manejo sustentável da floresta. Como contribuição aos desafios do grupo Telefônica, a meta atual da Vivo é reduzir em 56% as emissões do escopo 3 até 2030, e atingir Net Zero até 2040, desafios globais validados pelo Science Based Targets initiative (SBTi).

Diversidade e Inclusão

Para promover uma cultura diversa e inclusiva, a empresa implantou, ainda em 2018, o Programa Vivo Diversidade, estruturado nos pilares de Gênero, Raça, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência. Cada tema conta com executivos sponsors, comitês e grupos de afinidade com participação ativa dos colaboradores. Por meio de iniciativas culturais, campanhas e adesão aos principais movimentos pela diversidade no Brasil, a Vivo também se posiciona para promover, mobilizar e debater junto à sociedade a representatividade destes grupos.

"Vivemos em uma sociedade diversa, por isso queremos ter todos na Vivo e fazer com que se sintam representados e respeitados. Para isso, estabelecemos metas, abrimos vagas afirmativas e reduzimos as barreiras de entrada, retirando exigências como, por exemplo, o inglês de cargos em que seu uso não é essencial e podemos desenvolver o colaborador dentro da empresa", conta a VP de Pessoas da Vivo, Niva Ribeiro.

Além de engajar suas lideranças, a Vivo criou, como exemplo, um programa de estágio que destinou 50% das 750 vagas exclusivas para estudantes negros em 2021. Também desenvolveu programas de capacitação exclusivos para estes públicos. A meta assumida pela Vivo junto à ONU é chegar em 30% de profissionais negros ou indígenas na liderança até 2025.

Para impulsionar a presença de mulheres em cargos de gestão, a empresa promove programas para formação e desenvolvimento de lideranças dedicados exclusivamente para mulheres, como o WIL – WOMEN IN LEADERSHIP que desenvolve habilidades, confiança e capacidade de resiliência pessoal para liderar. Mantém ainda o programa Mulheres em Áreas Técnicas, com mais de 300 profissionais nas funções de campo, como reparo e instalação. A empresa também mantém uma política de benefícios e estrutura física de apoio às gestantes e mães, como salas de extração de leite. O desafio junto à ONU é chegar a 30% de mulheres em cargos diretivos até 2025.

Mente em Foco e Salário Digno

A Vivo tem uma preocupação genuína com a saúde física, mental e com o bem-estar de seus colaboradores. Por isso, em 2021, a companhia lançou o Vivo Bem-Estar – programa que reúne todas as iniciativas de corpo, mente e ambiente já disponibilizadas para os seus colaboradores. "Entendemos a importância de cuidar de todas as partes da vida do nosso público interno e de realizar práticas de bem-estar, para promover sua saúde física e mental" declara a executiva da Vivo.

No pilar corpo, por exemplo, a companhia criou o Desafio Vivo Bem-Estar dentro de uma plataforma de gamificação para estimular seus cerca de 33 mil colaboradores a terem ainda mais qualidade de vida por meio de exercícios. Já foram concluídas mais de 19 mil atividades esportivas e de meditação, totalizando mais de 16 mil horas. Já o pilar mente reúne todas as ações de saúde emocional, como treinamentos realizados com as lideranças da companhia sobre o tema, disponibilidade de meditação guiada duas vezes por semana por meio da plataforma Teams e acesso gratuito a todos os colaboradores do app Atma. A Vivo oferece, ainda, o programa "Conte Comigo" para atendimentos online relacionados a aspectos sociais e psicológicos.

Além disso, a companhia criou o Espaço Bem-Estar, com cerca de 600m², que conta com uma equipe multidisciplinar de acupunturistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, além de sala para meditação e yoga.  Os atendimentos estão disponíveis também de forma online, exceto o de acupuntura, e as meditações semanais também são transmitidas pelo Teams. Há, ainda, a meditação mensal que, além de presencial, pode ser acessada via Workplace (rede social interna), com a presença do monge Satyanatha.

A Vivo também entende que sem um salário digno não é possível atingir um patamar adequado de qualidade de vida. A empresa busca garantir não apenas salários compatíveis de mercado, mas também analisa com cuidado a realidade das diferentes regiões do Brasil e adequa a todas as classes, buscando garantir um salário digno para 100% dos seus profissionais. Como diferencial, também possui um pacote de benefícios abrangente e flexível, no qual o colaborador pode fazer a escolha de acordo com as suas necessidades.

A assinatura do compromisso junto ao Pacto Global da ONU demonstra que ainda assim, a Vivo quer melhorar e prover cada vez mais uma vida digna e de qualidade para todos os seus colaboradores, estabelecendo parâmetros e indicadores de acompanhamento em todas as frentes, além de buscar o engajamento dos seus fornecedores e parceiros de negócios nessas frentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.