A startup Eze, e-commerce norte-americano de equipamentos eletrônicos novos e remanufaturados, recebeu US$ 3,7 milhões de investidores para desenvolver sua infraestrutura tecnológica, expandir sua linha de produtos e entrar em novos mercados, notadamente na América do Sul – Brasil incluso -, África e Europa. A rodada inicial de investimentos foi liderada pela Right Side Capital Management, com a participação da C2 Ventures, Boro Capital, EVPI Investments e outros investidores anjos.
Com sede em Los Angeles, Califórnia, a Eze (se pronúncia "Easy","Fácil" em inglês) conecta milhares de compradores ao redor do mundo para a venda de smartphones, laptops, tablets e outros produtos eletrônicos novos e remanufaturados. Os clientes podem comprar no maior armazém de eletrônicos do mundo, com mais de 200 mil referências disponíveis a qualquer momento, e receber seus pedidos no dia seguinte, dependendo, claro, do local do pedido.
De acordo com Josh Nzewi, CEO e cofundador da Eze, "Nossa missão é possibilitar o acesso irrestrito aos produtos eletrônicos de consumo em todo o mundo, permitindo que os usuários maximizem seu potencial com as experiências fornecidas por esses dispositivos. Estamos entusiasmados com o apoio de nossos investidores e esperamos usar este financiamento para aprimorar nossa plataforma e oferecer ainda mais valor aos nossos clientes. Nosso objetivo continua sendo nos tornar o destino preferido para compradores e vendedores B2B na indústria eletrônica, especialmente em mercados emergentes, e este investimento nos ajudará a alcançar esse objetivo."
A Eze mira o mercado global de produtos eletrônicos de consumo que é projetado em US$ 1,7 trilhão até 2028, impulsionado pelo aumento da renda disponível dos consumidores, a demanda crescente por digitalização e a crescente utilidade de equipamentos eletrônicos pessoais como smartphones, wearables e outros dispositivos.
O processo de compra e venda desses dispositivos em quantidades no atacado ainda é, em grande parte, manual, especialmente em mercados emergentes. Um processo que leva a várias ineficiências e adiciona um ônus de custo para os compradores, que normalmente repassam esse gasto aos consumidores finais, aumentando a barreira para acessar produtos que podem mudar vidas. Com a Eze esse cenário muda totalmente.
No e-commerce da Eze, os compradores podem fazer seus pedidos de forma dinâmica e pagar com segurança em sua moeda local, facilitando a aquisição dos produtos eletrônicos que precisam. E a Eze verifica todos os vendedores e inspeciona fisicamente os equipamentos remanufaturados adquiridos antes que eles sejam enviados aos compradores, garantindo que todos os dispositivos estejam totalmente funcionais e cumpram com a qualidade prescrita.
A startup já conta com clientes em mais de 50 países ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Nigéria, México, Ucrânia e Emirados Árabes Unidos e vendeu mais de 500 mil dispositivos – com uma taxa de qualidade dos produtos em 99%..
"Acreditamos que Eze tem o potencial de revolucionar o mercado atacadista de produtos eletrônicos", disse Chris Cunningham da C2 Ventures. "Sua plataforma é fácil de usar, com integrações que proporcionam uma excelente experiência de compra. Estamos entusiasmados em apoiá-los em sua jornada de expansão."