A HP assumiu o topo do ranking global de vendas de PCs no terceiro trimestre, de acordo com pesquisas divulgadas pelo Gartner e a IDC. Apesar de a posição ter sido alcançada com pequena margem à frente da Dell, a conquista é bastante significativa para a fabricante, já que ela não ocupava a primeira colocação no mercado de PCs desde o quarto trimestre de 2003.
O Gartner estima que a HP comercializou no período cerca de 9,6 milhões de unidades, ou 16,3% do total de PCs vendidos em todo o mundo, enquanto a Dell foi responsável pela entrega de cerca de 9,5 milhões, ou 16,1% das vendas globais. A IDC, por sua vez, fez um cálculo mais apertado, estimando que a HP vendeu 9,83 milhões de PCs e a Dell 9,80 milhões de unidades, o que dá a ambas uma participação de mercado de 17,2%.
As duas empresas calculam que o crescimento da HP em relação ao último trimestre do ano passado foi ligeiramente superior a 15%, enquanto o da Dell foi de apenas 3,6%. O Gartner e a IDC divergem, no entanto, quanto ao crescimento do mercado mundial de PCs no período. A IDC calcula que as vendas globais tiveram um incremento 7,9% no terceiro trimestre, totalizando 57 milhões de unidades entregues ? menor portanto que os 9,8% registrados no trimestre anterior ?, ao passo que o Gartner estima um crescimento de 6,7% no período, ou aproximadamente 59 milhões de unidades.
Ambas as empresas também colocam a Lenovo na terceira posição, com IDC estimando sua participação de mercado em 7,8% e o Gartner, em 7,5%. Tanto uma quanto a outra calculam que o crescimento da fabricante tenha ficado ao redor de 10% no terceiro trimestre. O estudo das duas companhias apontam ainda a Acer na quarta colocação, com 6% das vendas mundiais e um crescimento estimado de 33,4%. Finalmente, indicam a Toshiba na quinta posição no ranking, com 4,2% das vendas globais, embora a IDC calcule que o crescimento da empresa tenha sido de 20,4% e o Gartner estime em 30,5%.
O Gartner e a IDC divergem ligeiramente em relação ao recuo do mercado nos Estados Unidos. IDC calcula a queda das vendas no mercado americano em menos de 1%, enquanto o Gartner aponta uma retração de 2%.