Existem novas propostas que podem se transformar numa rede social de sucesso? De acordo com Erik Qualman, autor americano do best seller "Socialnomics: Como a Midia Social Transforma o Jeito que Nós Vivemos e Fazemos Negócios", é muito difícil prever, mas arrisca uma idéia que está crescendo em interesse entre os usuários americanos, que é um serviço de leitura virtual, que assinala os destaques de um livro.
Para ele, uma pessoa pode, num e-reader, saber o que as pessoas acharam de mais interessante numa obra e assim aprender com a "sabedoria de multidões".
Qualman foi o principal palestrante do 6º Fórum de Internet Corporativa, que aconteceu nesta terça-feira, 19, em Porto Alegre, realizado pela Abradi-RS (Associação Brasileira das Agências Digitais).
Conhecido como o grande mago das redes sociais, ele é vice-presidente de marketing digital para a EF Education e professor de mídia digital do curso de MBA na Hult International Business School. Nos últimos 16 anos ele tem ajudado a desenvolver as capacidades digitais de muitas companhias, incluindo Cadillac, EarthLink, Yahoo, Travelzoo e AT&T.
Para Qualman, o Google vai ter muita dificuldade em estabelecer uma estratégia de liderança em mídias sociais, pois é uma "empresa de engenheiros, que não tem foco na usabilidade do consumidor, como Facebook e Wikipedia".
Qualman diz que se precisasse investir em um das seguintes empresas, Facebook, Google ou HP, apostaria na primeira. "No futuro vão descobrir que a aposta da Microsoft em cloud computing é simplesmente uma nova forma de web hosting", ironizou.
Questionado sobre a dificuldade da expansão de uso de redes sociais em empresas, devido às restrições impostas pela área de segurança de TI, ele disse que essa é uma questão que só pode ser resolvida com educação e bom senso.
"Mas a rede social não pode ter controle. Essa é uma palavra das empresas de antigamente. A empresa não tem de controlar, mas sim conversar com o seu cliente." Segundo ele, existem quatro recomendações a serem seguidas pelas empresas: ouvir, interagir, reagir e vender.
O livro que Qualman em português deve sair em breve pela editora Saraiva. Mas existe um vídeo que foi um dos sucessos de virais em 2010, o "Social Media Revolution" – que pode ser visto traduzido em português em http://www.sendspace.com/file/erthuc.
- Estratégia 2.0