Sete tópicos foram eleitos por empresários de grandes empresas, membros do ISACA – Information System Audit and Control, como prioridades corporativas, nos próximos 12 a 18 meses. A pesquisa foi divulgada pela entidade nesta quarta-feira, 19, no Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança, em São Paulo.
O levantamento mostrou que os maiores desafios dos gestores estão relacionados ao atendimento regulatório, governança e gestão corporativa de TI, gestão de segurança da informação, recuperação de desastres e continuidade de negócios, gestão de riscos de TI, gestão de vulnerabilidades e agilidade nos negócios e melhoria continua dos processos.
De acordo com Gustavo Galegale, diretor de associados do ISACA, o estudo vai ajudar as empresas a anteciparem problemas nos negócios. “O objetivo é mostrar o panorama de gestão global”, explica. Cloud computing, business intelligence, virtualização e segurança de dispositivos móveis também foram citados pelos entrevistados.
Para Carmen Ozores, presidente do ISACA, atualmente as empresas entendem que o sucesso da companhia depende da infraestrutura e da capacidade estabelecidas para aprimorar de forma contínua os processos de negócios. “E, com isso, implementar mudanças rapidamente”, afirma.
A pesquisa foi realizada com cerca de 2400 executivos gestores das áreas de auditoria (38,3%), de segurança (31,7%) e de TI (30%). O levantamento da ISACA é bianual e feito nos cinco continentes.