Confira as dicas do Gartner para estrategistas de marketing digital móvel

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    Redes sociais, aplicativos e serviços baseados em localização tomaram de assalto os dispositivos móveis e configuram novos desafios para profissionais de marketing de empresas e de agências de publicidade.

    Em cenário de evolução tecnológica acelerada, esses profissionais sofrem  pressão crescente para identificar e explorar todas as oportunidades que o ambiente digital móvel oferece para atingir os públicos de interesse dos seus clientes.

    Para auxiliar os líderes em marketing digital que ainda não definiram suas  estratégias móveis, o Gartner listou as dicas e informações abaixo.

    Entre os dias 29 a 31 deste mês de outubro, a empresa de pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia reaizará o Gartner Symposium ITxpo 2012. O tema será a mobilidade e as estratégias de negócio nesse ambiente (veja serviço no final desta matéria).

    • Redes sociais móveis: siga os seus seguidores, não importa onde eles estejam

    Estas redes sociais deverão ter uma adoção em massa em menos de dois anos, atraindo um bilhão de usuários em 2014. De acordo com pesquisas do Gartner, 15% dos usuários de celulares acessam sites de redes sociais pelos aparelhos. Porém, o mercado está lotado e, até 2015, ele se consolidará em cinco ou menos players. As redes sociais móveis devem impactar muitos setores, como as empresas que interagem com grandes comunidades – como varejo, educação, saúde e governo – ou as que têm grande número de funcionários distribuídos, como o setor farmacêutico, de transporte e serviços. Estes mercados e suas associações podem ser fontes de importantes dados contextuais.

    • Lojas de aplicativos móveis: escolha seus amigos sabiamente

    Aplicativos móveis podem ser usados para engajar consumidores, conduzir campanhas de marketing, solicitar retorno e aumentar a carteira de clientes. As lojas com ótimos pontos de distribuição e grande comunidade de desenvolvimento – resultando em uma ampla gama de aplicações para consumidores e produtividade – são recomendadas com suporte de publicidade, revisões de usuários, mecanismos de classificação e recomendação, além de faturamento e relatórios.

    • Serviços baseados em localização: um caminho para serviços contextuais

    Eles podem melhorar a entrega de serviços, o suporte ao cliente e a eficácia dos funcionários e do marketing. O Gartner observa a convergência da funcionalidade de localização com as redes sociais, notícias, informação e serviços de pesquisa e de entretenimento. Também espera que haja, pelo menos, 800 milhões de usuários do serviço, ao redor do mundo, até o final de 2012. O faturamento gerado por estes serviços, baseados em localização, deve alcançar US$ 13,5 bilhões, em 2015, e a propaganda contribuirá para a maior parte desta quantia. As aplicações de maior interesse no curto prazo serão navegação, pesquisa de localização e redes sociais/localizador de amigos.

    Com a ajuda da recuperação nos gastos globais com anúncios, a publicidade móvel acelerou sua evolução durante o último ano, apesar das questões remanescentes, como privacidade, métricas e padrões. Espera-se que este mercado dobre mais durante os próximos dois anos e cresça, mundialmente, doze vezes em 2015, alcançando US$ 20,6 bilhões, ou, cerca de 4% do total dos gastos com publicidade. Este crescimento tem ocorrido devido à adoção de smartphones, tablets e seu uso crescente para informação, entretenimento e redes sociais.

    • Marketing de código de barras: use como uma ferramenta tática

    O Gartner espera que este tipo de marketing seja adotado massivamente dentro de dois a cinco anos, devido à crescente disponibilidade de códigos de barras e campanhas de marketing projetadas para aumentar o conhecimento dos consumidores sobre o que são e como usá-los. É um elemento importante de qualquer campanha de marketing direto e provê rápido acesso a informações de produtos/serviços e promoções especiais aos consumidores. Isto aumenta a fidelidade do cliente e contribui para uma imagem da marca de ponta. Os códigos de barras estão sendo usados cada vez mais em tickets móveis e aplicações de check-in nos setores de viagens e entretenimento.

    • Cupons móveis: siga os líderes

    Os benefícios dos cupons móveis estão na frequência de compra e tamanho médio da transação, como parte de um grande esforço para aumentar as vendas, margens e fidelidade do cliente. Enquanto a adoção tem sido lenta, pesquisas do Gartner mostram uma vontade crescente dos usuários de smartphones usarem os cupons móveis. Os líderes de marketing digital podem impulsionar seus esforços destes cupons aproveitando as lições aprendidas pelo varejo e usando fornecedores de tecnologia especializada para testarem abordagens alternativas. A longo prazo, os cupons móveis precisam ser parte de uma estratégia multicanal de cupons online que vá ao encontro do desejo dos consumidores de acessarem e resgatarem por meio de qualquer canal.

    • Realidade aumentada

    Esta é a tecnologia que sobrepõe gráficos, áudio e outros melhoramentos virtuais em uma visão, ao vivo, do mundo real. É este elemento que diferencia a realidade aumentada da virtual. Pode ser usada para melhorar a experiência do usuário e é uma extensão lógica das interações móveis, baseadas em localização e sensíveis a contexto. A realidade aumentada alcançou o pico do "hype" em 2010 e, enquanto persistem as preocupações técnicas em torno da privacidade, ela tem um grande potencial a longo prazo, além de alcançar a adoção em massa nos próximos dez anos.

     (Com informações da agência de comunicação Planin.com)

     

    Serviço:
    Gartner Symposium ITxpo 2012
    Data: 29, 30 e 31 de outubro
    Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel , São Paulo (SP)
    Inscrições: (11) 3074-9724 / 3073-0625 ou pelo e-mail brasil@gartner-la-events.com. Até o dia 25 de outubro, será concedido desconto especial de R$ 120,00.

    
    

     

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