O governo do Espiríto Santo assinou nesta sexta-feira, 19, um acordo de parceria com a Telebras que visa massificar o acesso à internet de alta velocidade em todo o estado capixaba. O acordo faz parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O termo de cooperação técnica foi firmado entre o governador Renato Casagrande, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), Anilton Salles Garcia, e o presidente da Telebras, Caio Bonilha.
A parceria vai garantir a integração das redes de telecomunicações federal e estadual, além de permitir o desenvolvimento de projetos e estudos conjuntos, principalmente os de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de redes e suas aplicações para expansão das infraestruturas e capacidades de telecomunicações.
Com a parceria, a implantação do Programa ES Digital, projeto regional cujo objetivo de difundir a banda larga nos municípios capixabas, também será acelerado. Por meio das ações da Fapes, a cooperação também pretende alavancar a capacitação de mão de obra e a melhoria da gestão pública, ampliando o uso de tecnologia da informação e de sistemas corporativos. Nem o governo do estado nem a Telebras revelaram a quantia que será investida no projeto.