A diferença de gênero na tecnologia é uma realidade mundial e no Brasil não é diferente. De acordo com pesquisa realizada pelo Projeto Youth Spark, apenas 18% das pessoas que se formam em Ciência da Computação são mulheres. Destas, somente 25% são contratadas para trabalhar no setor.
As mulheres estão sub-representadas na maioria das empresas de tecnologia e, particularmente, em cargos de engenharia. Para colaborar com a mudança deste cenário, a NICE está agindo para reduzir a diferença de gênero no setor.
A empresa criou o Code:Coda, programa exclusivo projetado para incentivar meninas de 13 a 14 anos a conhecer as possibilidades disponíveis para elas em programação e tecnologia. O Code:Coda oferece às adolescentes uma experiência positiva com a tecnologia pouco antes de escolherem o curso de ensino médio. O objetivo é impactar a decisão de carreira antes mesmo disso se tornar realmente uma preocupação na vida delas.
As meninas participam de sessões semanais e hackathons exclusivos durante todo o ano acadêmico do ensino médio em uma instalação especialmente projetada pela NICE. O programa é liderado e orientado por profissionais de TI da própria empresa, para que as estudantes possam conhecer mulheres que já atuam na área e percebam que podem, também, se tornar agentes de mudança na equiparação de gêneros no trabalho com tecnologia.
O programa é aprovado pelo Ministério da Educação de Israel e envolve os pais e professores das garotas para maximizar o impacto na comunidade em geral e reforçar mensagens e valores.
"Este é um projeto pelo qual todos temos um grande carinho. O mercado de tecnologia é tradicionalmente um lugar masculino, mas as mulheres têm muito com o que contribuir. Dar às meninas de todo o mundo a oportunidade de conhecer e de se fascinarem com o mundo da TI é uma ação muito bonita, pois abre caminhos que antes não estavam à disposição delas, por questões muitas vezes culturais. Nunca é sobre talento, disposição, capacidade. Esta preocupação mostra muito do espírito da NICE, uma empresa que traz a inovação em seu DNA e que tem uma visão de mercado que vai além dos negócios, sendo também inclusiva", explica Julia Franco, Gerente de Marketing da NICE para a América Latina.