Topcon cresce no mercado de construção gerenciando desde a formulação do concreto à rastreamento de betoneiras

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Com o desejo de sanar, de ponta a ponta, as maiores dores da construção civil, a Topcon desenvolveu soluções completas a gestão do concreto. Atualmente, são mais de 4 bilhões de faturamento gerenciados anualmente para seus clientes, mais de 4 mil veículos rastreados diariamente com uma solução única no segmento e um faturamento próprio de 15 milhões de reais.   

O surgimento das soluções Topcon se deu devido à necessidade de otimização de custos e gerenciamento que o mercado de Concreto apresentava. Até esse momento, as concreteiras precisavam dividir seus orçamentos e investir em ferramentas diversas e de diferentes fornecedores. "Foi então que resolvi preencher essa lacuna e entregar agilidade e economia para esse nicho tão específico. A Topcon foi anunciada como a empresa que desenvolveria soluções integradas para atender em 3600 as verdadeiras demandas do mercado", conta Samuel Oliveira, fundador e CEO da TopCon.     

O maior desafio a ser encarado era desenvolver uma solução completamente nova e do zero, uma vez que não existia nada parecido no mercado. O objetivo era criar tecnologias que pudessem ser usadas individualmente ou acopladas umas às outras, diminuindo o investimento em diversos fornecedores e, assim, reduzindo custos para as concreteiras.  

"Trabalhei imerso por três anos na primeira concreteira que viria a receber nossa nova solução. Nós superamos o nosso maior desafio quando lançamos esse produto em 2009, quando havia muito menos recursos tecnológicos", diz Oliveira. 

A empresa nasceu de um produto e, após algumas transformações ao longo dos anos, mais de 1 milhão de m3 de concreto passam por sua gestão, todos os meses. Até 2020, o Topcon era um produto de tecnologia própria, mas ainda muito tímido no mercado. Ao ver o potencial de lucro e a habilidade em auxiliar na redução de custos das empresas atendidas, Samuel resolveu criar novas soluções para concreteiras e a desenvolver do zero novas tecnologias, por meio do conhecimento adquirido em quase duas décadas de mercado.    

A companhia se concentrou em evoluir suas soluções digitais e cresceu 200% nos últimos dois anos. Além disso, em tempos de crise econômica, as concreteiras estão sempre buscando maneiras mais eficientes de gerir seus negócios. A Topcon é parceria também nesse sentido, e já reduziu consideravelmente os custos de seus clientes, além de diminuir riscos, proporcionando mais segurança, autonomia, agilidade e assertividade para tomada de decisão na gestão da concreteira.   

A automação dos processos resulta em um aumento na velocidade, produtividade e qualidade na produção e entrega do concreto, superando as expectativas de satisfação dos clientes e atendendo o alto nível de exigência do mercado da construção civil. "Nós entendemos a realidade das concreteiras de ponta a ponta e impulsionamos a evolução desses negócios com tecnologia e inovação", reflete o CEO.  

A empresa vem crescendo, em média, mais de 50% todos os anos. Para 2024, a expectativa da companhia é deter mais de 50% do market share do concreto nacional e atingir o faturamento de R$20 milhões. "Atualmente, temos mais de 200 clientes na carteira, entre eles grandes players do mercado da construção civil como Cortesia Concreto, Valebeton, Concrebras (Cimento Itambé), Concreserv, Maxmohr, Ciplanentre outros. E marcamos presença em mais de 22 estados brasileiros e também em países do Mercosul. Mais de 450 centrais gerenciam suas operações com as nossas soluções", finaliza Samuel. 

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