Nessa quinta-feira,19, a Vmware compartilhou durante o Vmware explore a parceria de gerenciamento de endpoint entre a Intel vPro e a VMware Workspace ONE, resultando no Intel chip-to-cloud.
A parceria entre as empresas vem desde 2022, quando apresentaram a primeira solução integrada do setor para dar suporte ao gerenciamento de PCs tanto in-band quanto out-of-band. Com isso, as equipes de TI podem melhorar a segurança e o suporte de PCs com Intel vPro, estejam eles ligados ou desligados, localizados na empresa ou em locais remotos, em qualquer rede – mesmo se o sistema operacional (SO) estiver inoperante.
Através dessa parceria com a Intel, os clientes também podem aproveitar os benefícios das capacidades de gerenciamento baseadas em hardware viabilizadas pela Tecnologia de Gerenciamento Ativo da Intel (Intel AMT). A primeira integração utilizou o software Intel Endpoint Management Assistant (Intel EMA) e a infraestrutura do servidor Intel para permitir ações de gerenciamento baseadas na nuvem pelos administradores, incluindo inicialização remota, aplicação de patches e retorno ao modo de suspensão. A integração também possibilitou o acesso ao teclado, vídeo e mouse (KVM) para solução de problemas.
O novo serviço do chip à nuvem, disponível em breve como versão beta, avançará a oferta ao eliminar a necessidade de infraestrutura de servidor relacionada ao Intel EMA e à configuração, combinando o melhor do gerenciamento baseado em hardware e software em um único painel. Usando os serviços nativos na nuvem da Intel, a configuração será concluída de forma simples com alguns cliques dentro do console de Gerenciamento Unificado de Endpoints (UEM) do Workspace ONE. Uma vez ativada a integração, ela pode ser habilitada para todos os PCs com Intel vPro sob gerenciamento.
Capacidades exclusivas de gerenciamento e segurança
A adoção de modelos de trabalho híbridos oferece aos funcionários maior flexibilidade quanto ao local e forma de trabalho. No entanto, para as equipes de TI, dar suporte a funcionários que trabalham regularmente fora das instalações e não estão na rede apresenta desafios relacionados à segurança e à experiência do funcionário que não são facilmente resolvidos com ferramentas de gerenciamento legadas. Pensando nisso, a Intel vPro e o Workspace ONE oferecem uma solução moderna que fornece às equipes de TI as ferramentas necessárias para enfrentar esses desafios.
Manter dispositivos atualizados e em conformidade é desafiador quando os funcionários trabalham em qualquer lugar e a qualquer hora. Fazer isso sem impactar a produtividade do funcionário é ainda mais complicado. Com a Intel vPro e o Workspace ONE, as equipes de TI podem inicializar remotamente PCs quando não estão em uso, aplicar patches relevantes e colocar o PC em modo de suspensão sem interromper o funcionário.
Em alguns casos, um PC pode apresentar falha no sistema operacional, impedindo que os administradores de TI acessem o dispositivo e forneçam suporte. Tradicionalmente, a solução requer que os administradores fisicamente obtenham posse do dispositivo, o que exige que o funcionário afetado vá até o local ou envie o dispositivo. Esse processo resulta em uma considerável interrupção do funcionário. Com o Intel AMT, as equipes de TI podem oferecer suporte a dispositivos out-of-band, incluindo acesso remoto KVM por meio do Workspace ONE. Isso amplia as capacidades de suporte remoto, acelerando a resolução de problemas, a correção e a recuperação, economizando tempo dos funcionários e melhorando a produtividade. (Atualmente, o acesso KVM requer a integração do Intel EMA e a configuração do servidor Intel EMA.)
Segundo um estudo de 2022, 74% das instituições financeiras sofreram pelo menos um ataque de ransomware. Com a Intel vPro e o Workspace ONE, um dispositivo infectado pode ser detectado e removido rapidamente da rede corporativa por meio de automação. O dispositivo comprometido é restrito de se conectar à rede, impedindo-o de infectar outros dispositivos e recursos. Usando as capacidades de gerenciamento out-of-band, os administradores podem acessar o dispositivo em quarentena para remover o ransomware e restaurar a funcionalidade com segurança.