Empresas gaúchas de TIC se juntam para competir internacionalmente

0

As empresas gaúchas ABYZ T, LatinTec, MI Informática e SK Tecnologia, que fazem parte do grupo de empresas constituído pela Softsul – agente Softex no Rio Grande do Sul –, anunciaram nesta sexta-feira, 19, a formação de uma nova organização para o fornecimento de soluções completas de tecnologia da informação e comunicações (TIC), que vão desde a infraestrutura básica até o gerenciamento de ativos de rede, passando pela comercialização de equipamentos e software e prestação de serviços especializados. Essa nova organização terá também capacidade de atuação competitiva em todo o território nacional e com potencial para sua inserção em outros países, no curto prazo.
A ideia surgiu por meio do Programa Softex de Alianças Empresariais (PAEMP-Softex), cuja proposta é a formação de organizações de TIC mais robustas e com maior capacidade de competição no mercado global, decorrentes de processos de formação de consórcios empresariais, joint ventures e fusões e aquisições. O programa despertou o interesse dessas empresas para a estruturação de uma estratégia unificada de atuação complementando suas competências, somando recursos e expandindo seus mercados de atuação. O grupo possui como consultoria líder a empresa Steffen & Pozzi, a qual também integra a equipe técnica d PAEMP-Softex. A principal função da consultoria é aportar experiência e assegurar o sucesso na formação da aliança empresarial.
Segundo os empresários, "…o processo é longo, mas os primeiros passos foram dados". As alianças empresariais possibilitam crescer rapidamente e gerar vantagens competitivas para as empresas que dela participam, além de aumentar a eficiência em suas operações e permitir sinergia para competição em âmbito global. No caso da Abyz, Latintec, MI e SK, desde os primeiros movimentos o processo tem avançado rapidamente, já com resultados concretos, visto que a adequação dos portfólios de produtos e serviços foi iniciada e as empresas já começaram a fazer negócios conjuntos, antes mesmo da formalização do novo empreendimento, que resultará desse processo de aliança empresarial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.