ICP-Brasil é alterada para se adequar ao Registro de Identidade Civil

0

Foi aprovada pelo Comitê Gestor da ICP-BRASIL alterações na Declaração de Práticas da Certificação (DPC), que adequam normas reguladoras da emissão de certificados digitais. Essas mudanças, segundo o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), foram necessárias para que os certificados digitais que acompanharão o Registro de Identidade Civil (RIC) sejam expedidos amparados pelo arcabouço jurídico da infraestrutura.
Uma das modificações mais significativas foi a substituição da identificação presencial que era realizada apenas pelo agente de registro. No modelo RIC, essa etapa passa a ser efetuada pelo funcionário do instituto de identificação que emitir a nova identidade, já que quando o cidadão for emitir o RIC, o certificado digital virá como item obrigatório. O instituto que o emitir terá acordo, convênio ou contrato firmado com alguma Autoridade Certificadora (AC), que automaticamente será a AC do cidadão. "O grande desafio é harmonizar as normas da ICP-Brasil, pois agora a realidade é outra", afirmou o coordenador de Auditoria e Fiscalização do ITI, Pedro Cardoso.
Outra obrigatoriedade será a inclusão do número único do RIC no certificado digital. Essas alterações irão valer para a Autoridade Certificadora (AC) que desejar emitir o certificado digital que acompanhará o RIC, apenas para essas. Caso a AC não queira emitir esse tipo de certificado, as regras continuam as mesmas.
Durante a reunião do Comitê, alguns membros levantaram a questão dos custos que um projeto como o RIC trará. "O sistema é muito caro sim, mas é uma nova infraestrutura para o Brasil", afirma o presidente do ITI, Renato Martini. "É muito dinheiro sim, mas isso é um investimento. O país recuperará isso com o dinheiro que economizará com o combate a fraudes de bancos que o novo documento trará", ressalta.
"O RIC envolve contas muito mais complexas. Será tirado o dinheiro da mão do crime organizado, dinheiro esse que o cidadão perde e é usado contra ele mesmo", ressalta a representante da Febraban no Comitê Gestor, Francimara Viotti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.