Os acionistas da Nokia aprovaram, durante assembleia extraordinária realizada nesta terça-feira, 19, o acordo de venda de parte do negócio de telefonia móvel da empresa para a Microsoft, por US$ 7,17 bilhões. O negócio foi anunciado pelas companhias em 3 de setembro e a previsão é que seja concluído no primeiro trimestre de 2014.
Em comunicado, a empresa de telefonia finlandesa disse que mais de 99% (quase a unanimidade) das partes votantes na sessão extraordinária realizada em Helsinque, capital da Finlândia, deu sinal verde para a transação. Apesar da aprovação dos acionistas, o negócio ainda está sujeito à chancela dos órgãos reguladores e ao aceite de outras condições habituais de fechamento.
"Este é um passo significativo para a Nokia. Estamos muito satisfeitos que os acionistas têm nos dado forte apoio para prosseguir com este acordo transformador ", disse o CEO interino e presidente da Nokia, Risto Siilasmaa. "A votação de hoje nos coloca mais perto de concluir uma transação que marcará o início do próximo capítulo da próxima história de 150 anos da Nokia , que oferecerá maior valor aos acionistas ", completou.