Nuvemshop economiza mais de R$ 1,1 milhão por mês após adotar sistema de automação de TI

0

A plataforma de e-commerce Nuvemshop implementou o IBM Turbonomic e reduziu seus custos fixos com operações de TI no Brasil em mais de R$ 1,1 milhão ao mês. Em apenas seis meses, a companhia alcançou uma economia de 45% sobre os gastos relacionados aos recursos tecnológicos utilizados no país, superando a meta prevista para 2025.

O projeto foi iniciado no fim de 2023, com um modelo de gestão focado em agregar valor aos negócios. A empresa tinha a missão de organizar os processos de gestão para otimizar a utilização dos recursos de TI da Nuvemshop, começando pelo Brasil. Diante do desafio, a companhia decidiu avaliar o sistema de automação IBM Turbonomic e envolveu a CXP Brasil, parceira de negócios da IBM, especializada no desenvolvimento de variados projetos para o setor de Finanças. O IBM Turbonomic é um sistema de automação inteligente concebido para otimizar a performance e gerenciar os gastos com os recursos baseados em nuvens públicas, privadas e híbridas, a partir de insights gerados por Inteligência Artificial (IA).

Segundo Walter Rodrigues, diretor de Operações e Alianças da CXP Brasil, a plataforma de automação IBM Turbonomic era a sugestão mais recomendada para organizar a gestão da infraestrutura e otimizar os recursos do ambiente de TI da Nuvemshop. "Nossa experiência com projetos de FinOps comprova que o IBM Turbonomic atende às necessidades de arquiteturas de TI bastantes complexas, como as do setor financeiro, e é um projeto com retorno de investimento (ROI) muito rápido. Por isso, sabíamos que esta seria a ferramenta mais adequada à Nuvemshop, especialmente por se tratar de um ambiente que nasceu 100% em nuvem", analisa Rodrigues.

O executivo recorda que a decisão de adotar o IBM Turbonomic foi quase instantânea, pois os resultados apresentados à Nuvemshop, ainda na fase de testes, já se mostraram surpreendentes. "Iniciamos a prova de conceito e, logo após a análise dos primeiros relatórios, não desligamos mais e a plataforma IBM já entrou em produção", complementa.

Criada em 2011, a Nuvemshop conta com mais de 130 mil lojistas de pequeno e médio portes baseados em sua plataforma e integra um completo ecossistema varejista que reúne mais de 4 mil parceiros de produtos, serviços e meios de pagamento atualmente. Embora a companhia tenha recebido bilhões em investimentos – inclusive por ter alcançado o "status de unicórnio", em 2021 –, é importante destacar que o rápido crescimento desse modelo de negócio gera um imediato aumento no consumo dos recursos de TI e, consequentemente, nos custos.

De acordo com Thiago Borges, diretor de TI da Nuvemshop, o conceito FinOps é fundamental para que as operações em expansão se mantenham economicamente saudáveis. E isso significa maximizar receita e provisionar recursos, mantendo a disponibilidade financeira necessária para sustentar o acelerado ritmo de crescimento do negócio, sem afetar a lucratividade.

"Ou seja, é fazer mais com menos. E é exatamente nessa equação que a plataforma IBM Turbonomic nos atende com total eficiência, pois nos fornece visibilidade do consumo de recursos utilizados em cloud, inclusive a médio e longo prazos, o que facilita a geração de insights mais assertivos para o provisionamento necessário e traz mais eficiência à gestão de custos operacionais. E isso nos entrega não apenas uma redução nos gastos, como também diminui o preço unitário das transações", detalha.

Com funcionalidades de automação e análise preditiva, além de ajudar a reduzir custos operacionais, o IBM Turbonomic oferece total visibilidade para o planejamento da TI, contemplando provisionamento, modernização e otimização dos variados recursos em todos os tipos de ambiente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.